Preços competitivos prometem agitar segmento formado por Nissan Magnite, Kia Sonet, Suzuki Vitara Brezza e outros

Depois da apresentação inicial, a Renault finalmente realiza na Índia o lançamento comercial do SUV compacto Kiger. Considerado um dos grandes trunfos da marca para ampliar participação no país, o modelo chega ao mercado com preços competitivos e posicionamento bastante estratégico: é o mais barato do segmento. Os valores começam em 545 mil rúpias na versão RXE, cerca de R$ 40.300 numa conversão direta.

Na prática, o preço torna o Kiger mais acessível até mesmo que o primo Nissan Magnite, que tem feito bastante sucesso entre os indianos justamente pelo preço convidativo - a fila de espera é de até 8 meses, dependendo do caso. Atualmente, o Magnite tem preço inicial de 549.000 rúpias (cerca de R$ 40.625 numa conversão direta), mas no período do lançamento chegou a ser oferecido promocionalmente por 499.000 rúpias (cerca de R$ 36.900).

Galeria: Renault Kiger 2021

Na versão mais cara RXZ, o modelo custa 955.000 rúpias (R$ 70.670) e reúne todos os recursos de conectividade, segurança e design disponíveis, incluindo central multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, faróis e lanternas em LED, entre outros. Alguns destes itens podem ser opcionais nos acabamentos mais baratos. Esta variante é ainda a única oferecida na cor Radiant Red. 

Construído sobre a plataforma CMF-A+ (versão aprimorada a base CMF-A do Kwid), o Kiger mede 3,991 metros de comprimento, 1,750 m de largura, 1,600 m de altura e possui entre-eixos de 2,500 m. Além disso, oferece porta-malas com capacidade para 405 litros e bom espaço interno para os ocupantes. Para efeito de comparação, o Kwid mede 3,680 mm de comprimento, 1,579 mm de largura, 1,474 de altura, 2,423 mm de entre-eixos e 290 litros de bagageiro.

Renault Kiger 2021

Sob o capô, as versões mais básicas têm motor 1.0 tricilíndrico aspirado de 72 cv e 9,8 kgfm a 3.500 rpm, com opção de câmbio manual ou automatizado Easy-R, ambos de 5 marchas. Já as mais caras oferecem o 1.0 turbo de 3 cilindros com potência de 100 cv e torque de 16,3 kgfm a 3.200 rpm. Mantém a opção manual, mas troca o automatizado Easy-R por uma caixa CVT simulando 5 marchas.

Kiger no Brasil

Por aqui, o lançamento do Kiger é bastante cogitado. Conforme Motor1.com antecipou recentemente, existem estudos para produção do modelo em solo nacional, especialmente pelo fato de o Nissan Magnite (irmão de plataforma) já estar com passaporte praticamente carimbado para o Brasil. Resta saber se os planos serão concretizados. Aguardemos.

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Fotos: Divulgação