A Volkswagen entrou para o concorrido segmento de SUVs compactos na Índia com uma versão exclusiva do T-Cross. Batizado de Taigun (nome emprestado de um antigo conceito derivado do Up!), o modelo combina características da variante brasileira, design chinês e câmbio DSG do equivalente europeu. Foi a receita encontrada pela filial indiana para enfrentar rivais como Hyundai Creta, Skoda Kushaq, Kia Seltos e MG Hector.

Além do nome exclusivo, o Taigun adota dianteira com elementos próprios e pagada mais robusta. Nesse ponto, acompanha o design do T-Cross chinês e incorpora para-choque com detalhes prateados, faróis com arranjo interno de luzes próprio e malha exclusiva para a grade. Na traseira, destaque para a faixa vermelha iluminada que faz a ligação entre as lanternas (recurso inexistente no T-Cross brasileiro).

Galeria: Volkswagen Taigun - Índia

O Taigun tem 95% de conteúdo local e produção concentrada em Pune, no estado de Maharashtra. Adota uma versão simplificada da plataforma MQB, chamada A0 IN - a mesma usada pela Skoda no Kushaq. As dimensões acompanham tanto o T-Cross brasileiro quanto o chinês, ou seja, 4,20 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o T-Cross europeu tem apenas 2,56 m de entre-eixos e 4,11 m de comprimento total.

Já em termos de motorização, Taigun e T-Cross europeu se aproximam bastante. Nas versões topo de linha, ambos compartilham o mesmo conjunto mecânico: motor 1.5 TSI Evo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, e câmbio automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem. Outra opção é o 1.0 TSI de 115 cv e 18,2 kgfm, que pode ser acoplado à caixa manual de 6 marchas ou automática tradicional também de 6 velocidades.

VW Taigun - Índia

Por dentro, o painel conta com revestimentos que acompanham a cor da carroceria, central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, carregamento sem fio para celulares, entradas USB-C, quadro de instrumentos digital, teto solar e saídas de ar para o banco traseiro. A lista de itens de segurança inclui ESP, 6 airbags e sensor de pressão dos pneus.

A paleta de cores adota tons mais chamativos e condizentes com o gosto local, como amarelo e vermelho, além dos tradicionais cinza, prata e branco.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com