Nos últimos anos, o E85 (etanol misturado com 15% de gasolina) surgiu como uma das melhores alternativas ao aumento dos preços dos combustíveis mais tradicionais, como o diesel ou a gasolina com maior octanagem na França. Dependendo da compatibilidade do seu veículo, bastava ir a uma oficina que instalasse um kit de conversão no seu motor para que ele pudesse aceitar o novo combustível.
Essa solução abriu as portas para a economia, graças à diferença de preço em relação a outros combustíveis quando você ia à bomba. Em uma distância de 13.000 km, os motoristas poderiam economizar até 530 euros (R$ 2,8 mil). Em 2023, os preços do diesel e da gasolina estavam se aproximando de 2 euros por litro, enquanto o E85 ainda estava abaixo da marca simbólica de 1 euro.
No entanto, após um ano recorde em 2022 (quando cerca de 85.000 kits de conversão foram vendidos), parece que o apelo do etanol combustível teria caído drasticamente em 2023. De acordo com a revista Enquêtes d'Actu, as vendas desses kits foram 3 vezes menores que em 2022, como confirmou Aubin Desoteux-Gilson, especialista em combustível da SNPAA (sindicato francês dos produtores de álcool agrícola):"Sem ter os dados consolidados, sentimos uma queda no início de 2023".
Então, por que essa queda quando o preço dos chamados combustíveis "tradicionais" ainda é alto? Depois de uma verdadeira moda em 2022, que dificultou até mesmo a marcação de um horário em uma oficina para instalar um kit de conversão para E85 nos carros, parece que muitos motoristas encontraram problemas com o uso diário desse combustível.
Uma grande parte dos motoristas encontra problemas com a ignição de seus veículos. Devido às suas características físicas e químicas, o E85 pode ter dificuldade para dar partida no motor quando frio: o combustível não vaporiza o suficiente em temperaturas baixas para criar uma mistura capaz de se inflamar com a faísca da vela de ignição.
Hoje, o Motor1.com França está relatando motoristas retornando às suas oficinas para remover a adaptação que os fez compatíveis com o E85. Então ficou a pergunta: é apenas uma fase ruim ou os motoristas estão realmente perdendo o interesse no combustível vegetal?
Vale lembrar que os problemas de partida a frio com etanol são combatidos desde o começo de seu uso em larga escala no Brasil, ainda na década de 1970. Na época, usava-se injetores de gasolina manuais para ajudar na partida, que depois foram substituídos por injetores automáticos nos anos 2000. Nos últimos 15 anos por aqui, o uso de pré-aquecimento do etanol tem resolvido a questão dos carros flex usando o combustível vegetal. Os carros franceses, porém, são adaptados e não possuem tais soluções e a mistura de 15% de gasolina para formar o E85 parece não sanar a questão por lá.
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