Com 37 milhões de unidades produzidas em 50 anos, desde 1974 o Golf está entre os Volkswagens mais vendidos da história e é um dos três veículos mais vendidos desde a invenção do carro. O VW Golf 2024 é uma reestilização que evolui o chamado Golf 8, a oitava geração do modelo.
Entre os principais novos recursos introduzidos estão: um sistema multimídia evoluído em software e interface; um novo motor híbrido plug-in, com cerca de 100 km de autonomia em viagens 100% elétricas; e novos faróis dianteiros e luzes traseiras de LED recém-desenvolvidas. No entanto, os motores a diesel ainda estão disponíveis, assim como a versão esportiva, o Golf GTI 2024.
Volkswagen Golf GTI 2024
A carroceria do novo Volkswagen Golf 2024 foi modificada com uma renovação que afetou a configuração dos faróis dianteiros de LEDs e a do para-choque dianteiro, o que também alterou as luzes traseiras de LED. Os faróis com a tecnologia são de série, com uma versão mais avançada do sistema mais completo também disponível como opcional, que adiciona uma barra transversal adicional na grade e - pela primeira vez na frente de um Volkswagen europeu - um logotipo brilhante da VW.
Também é possível ter faróis LED Matrix IQ.LIGHT (novamente em combinação com o logotipo VW iluminado), que também são equipados com faróis altos de LED de alto desempenho com quase o dobro do alcance de iluminação do que o sistema tradicional.
As lanternas traseiras de LED são tridimensionais e podem ser personalizadas a partir das configurações do veículo por meio da central multimídia, com três designs diferentes de luzes noturnas.
Há quatro novas cores externas: azul Crystal Ice metálico, azul Anemone metálico, prata Oyster metálico e preto Grenadilla metálico. Um teto pintado de preto também está disponível nas versões Style, R- Line, GTE e GTI, ehá cinco novos tipos de rodas de liga leve, com tamanhos que variam de 16 a 19 polegadas.
Por trás dessas mudanças está a plataforma modular MQB Evo, com mudanças sobre a versão usada quando o Golf 8 foi lançado. A Volkswagen desenvolveu ainda mais a arquitetura, seguindo o que foi feito com os novos Volkswagen Tiguan e Volkswagen Passat Variant. Vamos ver em quais aspectos.
O Volkswagen Golf 2024 é o resultado de um reestilização que não altera substancialmente suas dimensões, que permanecem as do modelo atual.
Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos | Porta-malas | |
Volkswagen Golf 2024 | 4,28 m | 1,79 m | 1,49 m | 2,62 m |
380 litros |
O interior do Volkswagen Golf 2024 foi atualizado principalmente por meio da introdução de uma nova central multimídia, no qual tanto o hardware quanto o software foram alterados. Esse sistema da Volkswagen de quarta geração é chamado de MIB4 e é equipado com uma tela sensível ao toque que vem em dois formatos 16:9, com 10,4 polegadas e 12,9 polegadas. Os gráficos e os controles por toque foram modificados e agora são iluminados e mais fáceis de operar.
A lógica operacional agora se baseia em duas barras de toque: uma barra inferior e uma superior e, entre as duas, uma tela inicial no centro, com a possibilidade de personalização com atalhos.
Na tela inicial, é possível acessar aplicativos relacionados a qualquer função, com a barra superior e a barra inferior permanecendo disponíveis no visor o tempo todo, o que facilita o uso. Também foi introduzido o assistente de voz baseado em linguagem natural, integrado ao ChatGPT e desenvolvido em cooperação com a Cerence, uma empresa especializada em assistentes de voz.
Como padrão, o painel de instrumentos Digital Cockpit tem 10,2 polegadas; os botões no volante multifuncional não são mais sensíveis ao toque, e sim físicos; e o motorista pode acessar diferentes configurações gráficas básicas, de acordo com quatro visualizações: Classic, Progressive, Navigation e R-Line (além das visualizações dedicadas GTI, GTE e R). Para o cockpit do GTI, o acabamento de fibra de carbono também é oferecido pela primeira vez. O Head Up Display também é um item opcional, exibindo informações no para-brisa.
Ao manobrar, é possível contar com o sistema AreaView, uma visão de 360° criada pela sobreposição de quatro câmeras e Park Assist Pro, com a capacidade de estacionar remotamente via smartphone, enquanto o Park Assist Plus com função de memória permite o estacionamento totalmente automático a bordo do carro, reproduzindo uma manobra previamente memorizada.
O Volkswagen Golf 2024 reestilizado tem seis motores a gasolina, dois motores a diesel, dois híbridos-leves e dois híbridos plug-in em sua linha. Entre os motores a gasolina, o 1.5 TSI pode ser adquirido com 115 cv ou 150 cv e um câmbio manual de 6 marchas; o 2.0 TSI de 204 cv tem um câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 marchas e tração integral 4MOTION de série; o Golf GTI 2024 tem 265 cv e o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou DSG de 7 posições; e o Golf GTI Clubsport aumenta para 300 cv.
O 2.0 turbodiesel é oferecido em duas configurações: uma tem 115 cv e transmissão manual de 6 posições, a outra conta com 150 cv e a transmissão é a automatizada DSG de 7 marchas. O motor híbrido-leve com tecnologia de 48 volts é o 1.5 eTSI, sempre com a caixa DSG e gerenciamento automático de cilindros (ACTplus), oferecido com potência de 115 cv ou 150 cv. A eletrificação é alimentada por uma bateria de íons de lítio e um motor de arranque acionado por correia com gerador, fornecendo 20 cv adicionais e 2,5 kgfm de torque.
Há dois motores híbridos plug-in. O Golf 2024 eHybrid é equipado com o motor a gasolina 1.5 TSI evo2 de 150 cv e 25,5 kgfm com turbocompressor de geometria variável (VTG), apoiado por um propulsor elétrico de 115 cv integrado à caixa de câmbio DSG de 6 marchas. A potência total do Golf eHybrid é de 204 cv e o torque total é de 35,7 kgfm.
No Volkswagen Golf GTE, o motor a gasolina 1.5 TSI de 177 cv é acoplado ao elétrico de 115 cv, proporcionando uma potência total de 272 cv e um torque total de 40,8 kgfm.
Tudo isso é alimentado por uma nova bateria com uma capacidade líquida de 19,7 kWh, em comparação com 10,6 kWh na versão anterior. A autonomia no modo elétrico é de cerca de 100 km, com a possibilidade de recarga CA até um máximo de 11 kW (em vez dos 3,6 kW anteriores) e recarga CC até 50 kW, com um tempo de 25 minutos para ir de 10% a 80%.
Os preços do novo Volkswagen Golf 2024 (também na variante Golf Variant), que é oferecido nos níveis de acabamento Life, Style e R-Line, ainda não foram finalizados.
Somam-se a isso os modelos esportivos da linha, o Volkswagen Golf GTE, o Volkswagen Golf GTI, o Volkswagen Golf GTI Clubsport e o Volkswagen Golf R com tração integral 4MOTION, que são esperados para o segundo semestre do ano. Outras versões com tração integral e motor TSI de 224 cv serão lançadas em 2025.
O Volkswagen Golf 2024 recebe uma atualização de estilo, permanecendo no chamado segmento C do mercado, onde está relacionado a modelos como o Audi A3 e o Seat Leon. As alternativas premium (como no caso do Audi) também incluem o BMW Série 1 e o Mercedes-Benz Classe A.
E entre as alternativas ao Golf estão carros como o Peugeot 308, o Ford Focus (perto de sair de linha), o Mazda 3, ou o coreano Hyundai i30 e os japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, ambos totalmente híbridos na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos