Para marcar duas décadas do Golf R, a Volkswagen lançou em 2022 uma cara edição de 20 anos do hot hatch com tração nas quatro rodas. Ele estava disponível na Alemanha pela quantia principesca de € 59.995 (R$ 314.397). Quase o mesmo carro foi reintroduzido no início deste ano como o Golf R 333 com um enorme aumento de preço, já que a VW colocou uma etiqueta de € 76.410 (R$ 400.418) em seu Golf mais potente de todos os tempos. Apesar do preço astronômico, todas as 333 unidades foram vendidas em apenas oito minutos.

Embora a 20 Years Edition tenha sido oferecida em vários países além da Alemanha, esse R 333 foi exclusivo para o mercado alemão. Além de ser o Volkswagen Golf mais caro da história, ele também era mais caro que o Audi RS3, tecnicamente superior, com seu motor cinco em linha mais potente. O derradeiro hot hatch de Wolfsburg tinha aproximadamente o mesmo preço pedido por um Porsche 718 Cayman S. Para fazer valer seu dinheiro, os clientes eram convidados a ir à Autostadt, em Wolfsburg, para receber suas preciosas posses.

Volkswagen Golf R 333 Limited Edition

A Autostadt serviu de lar temporário para mais de 20 Golf R 333s com especificações idênticas, pintados em amarelo-limão metálico. Todos esses carros têm rodas pretas Estoril de 19 polegadas, um escapamento quádruplo Akrapovič e uma caixa de câmbio DSG. Sob o capô, o motor 2.0 turbo a gasolina foi ajustado para 333 cv (por isso o nome do carro) e 42,8 kgfm. É potência suficiente de quatro cilindros para uma corrida de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e uma velocidade máxima de 270 km/h depois de afrouxar o limitador eletrônico.

Se você não conhece o Autostadt, trata-se de um edifício adjacente à fábrica da Volkswagen em Wolfsburg que serve como atração para visitantes, da mesma forma que o mais conhecido BMW Welt. A VW, em colaboração com a Autostadt, organizará o GTI Meeting de 26 a 28 de julho do próximo ano, como uma continuação do extinto Wörthersee GTI, realizado desde 1982. A mudança de local do evento foi forçada pela prefeitura local de Maria Wörth, que decidiu que o encontro não se alinhava com sua política ambiental.

O Golf R movido a gasolina ainda tem alguns bons anos pela frente, considerando que a VW fará um facelift no meio do ciclo em 2024 para o seu vigoroso hatch AWD. Ainda há tempo para edições especiais caríssimas, e estamos curiosos para saber se chegará o dia em que a VW cobrará 100.000 euros por um Golf. O Golf de nona geração confirmado para lançamento em 2028 será um EV, portanto, uma possível variante R não terá um motor a combustão.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com