Ford Kuga, o SUV médio da marca para Europa e equivalente ao Escape dos EUA, quase veio ao Brasil. Fontes ligadas à marca na época teriam afirmado que o modelo foi seriamente estudado para chegar ao nosso mercado, onde concorreria com o Jeep Compass. No entanto, isso foi pouco antes de a marca encerrar suas atividades fabris por aqui e o projeto acabou sendo cancelado.
Agora, o Ford Kuga passou por uma reestilização para o mercado europeu, incluindo revisões e melhorias para as versões híbrida e híbrida plugin. Pela primeira vez, o Kuga recebe o acabamento Active, mais aventureiro e com revestimento extra de plástico na carroceria e protetores na parte inferior da carroceria.
A versão aventureira fica 102 mm mais alta no eixo dianteiro e 50 mm na traseira para aumentar a distância em relação ao solo. A Ford também introduziu um novo modo de condução Trail que ajusta a resposta do acelerador e do controle de tração para maior aderência na lama, areia e outras superfícies fora do asfalto.
No interior, o Kuga Active tem acabamento em madeira escura no painel de instrumentos e nos painéis das portas, além de estofamento exclusivo. Na Europa, o Kuga 2024 também estará disponível nas versões Titanium e ST-Line, cada uma com sutis ajustes de estilo em relação às versões pré-facelift.
Como esperado, o Kuga 2024 passa a adotar o sistema multimídia SYNC 4 da Ford com uma tela sensível ao toque de 13,2 polegadas acompanhada por um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. O console central foi simplificado com a eliminação da maioria dos controles convencionais após a integração de suas respectivas funções na tela ampliada.
A linha de motores não inclui mais o diesel, que caiu em desuso na Europa, mas a versão básica tem um motor EcoBoost de 1.5 turbo com 150 cv enviado ao eixo dianteiro por meio de uma transmissão manual de seis marchas. Ele é capaz de fazer até 15,9 km/l. Ainda pode-se optar por um híbrido convencional com um motor a gasolina 2.5 litros e um motor elétrico. Com tração apenas dianteira, o elétrico produz uma combinação de 177 cv, ou pouco mais de 180 cv no modelo de tração integral. Seu consumo pode chegar a 18,9 km/l
O destaque é um híbrido plugin (PHEV) atualizado, também com um motor de 2.5. Ele agora produz uma potência combinada de 243 cv, ou 18 cv a mais do que o Kuga híbrido plugin pré-facelift e usa uma transmissão automática compartilhada com o Kuga Hybrid AWD. O Kuga PHEV agora faz de 0 a 100 km/l em 7,3 segundos, tornando-o quase dois segundos mais rápido do que antes. Graças a uma bateria de íons de lítio de 14,4 kWh, ele oferece uma autonomia elétrica máxima de 69 km no ciclo WLTP.
Fonte: Ford
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Ford Kuga/Escape será revelado dia 2 de abril - e tem chance de Brasil
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
Flagra: Ford Escape 2020 deixa "escapar" interior inspirado no Focus
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
SUV do Focus, Ford Kuga 2020 terá espaço para até 7 ocupantes
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv