Ford Kuga, o SUV médio da marca para Europa e equivalente ao Escape dos EUA, quase veio ao Brasil. Fontes ligadas à marca na época teriam afirmado que o modelo foi seriamente estudado para chegar ao nosso mercado, onde concorreria com o Jeep Compass. No entanto, isso foi pouco antes de a marca encerrar suas atividades fabris por aqui e o projeto acabou sendo cancelado.
Agora, o Ford Kuga passou por uma reestilização para o mercado europeu, incluindo revisões e melhorias para as versões híbrida e híbrida plugin. Pela primeira vez, o Kuga recebe o acabamento Active, mais aventureiro e com revestimento extra de plástico na carroceria e protetores na parte inferior da carroceria.
A versão aventureira fica 102 mm mais alta no eixo dianteiro e 50 mm na traseira para aumentar a distância em relação ao solo. A Ford também introduziu um novo modo de condução Trail que ajusta a resposta do acelerador e do controle de tração para maior aderência na lama, areia e outras superfícies fora do asfalto.
No interior, o Kuga Active tem acabamento em madeira escura no painel de instrumentos e nos painéis das portas, além de estofamento exclusivo. Na Europa, o Kuga 2024 também estará disponível nas versões Titanium e ST-Line, cada uma com sutis ajustes de estilo em relação às versões pré-facelift.
Como esperado, o Kuga 2024 passa a adotar o sistema multimídia SYNC 4 da Ford com uma tela sensível ao toque de 13,2 polegadas acompanhada por um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. O console central foi simplificado com a eliminação da maioria dos controles convencionais após a integração de suas respectivas funções na tela ampliada.
A linha de motores não inclui mais o diesel, que caiu em desuso na Europa, mas a versão básica tem um motor EcoBoost de 1.5 turbo com 150 cv enviado ao eixo dianteiro por meio de uma transmissão manual de seis marchas. Ele é capaz de fazer até 15,9 km/l. Ainda pode-se optar por um híbrido convencional com um motor a gasolina 2.5 litros e um motor elétrico. Com tração apenas dianteira, o elétrico produz uma combinação de 177 cv, ou pouco mais de 180 cv no modelo de tração integral. Seu consumo pode chegar a 18,9 km/l
O destaque é um híbrido plugin (PHEV) atualizado, também com um motor de 2.5. Ele agora produz uma potência combinada de 243 cv, ou 18 cv a mais do que o Kuga híbrido plugin pré-facelift e usa uma transmissão automática compartilhada com o Kuga Hybrid AWD. O Kuga PHEV agora faz de 0 a 100 km/l em 7,3 segundos, tornando-o quase dois segundos mais rápido do que antes. Graças a uma bateria de íons de lítio de 14,4 kWh, ele oferece uma autonomia elétrica máxima de 69 km no ciclo WLTP.
Fonte: Ford
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