Vendas diretas em 2023: Polo e Strada dependem mais de 70% do segmento
Quase metade das vendas no país são para empresas
Em um mercado que cresceu 11,33% em 2023, a proporção entre vendas diretas e varejo mudou pouco. Na modalidade direta, quando a compra é feita diretamente com a fabricante/importadora normalmente por um CNPJ, foram 49,58% de participação no mercado brasileiro considerando automóveis e comerciais leves.
Entre as marcas, a Fiat fechou como líder com 17,01% de participação, seguida pela Chevrolet (14,64%), Volkswagen (13,2%) e Toyota (12,01%). Como esperado, os comerciais leves são muito mais dependentes das vendas diretas - no segmento, são 66,68% na modalidade. Entre os modelos, a Fiat Strada deixou o VW Polo longe, com 87.696 unidades contra 66.500 no acumulado, mas é fácil reparar que a VW apelou para aproximar o Polo da líder no geral, com 14.363 emplacamentos em dezembro, quase 80% das suas vendas no mês.
Diversos modelos estão acima dos 80% de dependência das vendas diretas. Considerando apenas dezembro, além da vantagem do VW Polo, o Fiat Mobi cresceu de 4.869 para 6.024 unidades emplacadas no mês, assim como a VW Saveiro foi de 2.804 para 5.000 emplacamentos no período. Veja a tabela completa abaixo.
Tabela: as vendas diretas em 2023
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (DEZEMBRO/2023) | % TOTAL | UNIDADES (NOVEMBRO/2023) | ACUMULADO |
1º | Fiat Strada | 7.494 | 70,88% | 8.218 | 87.696 |
2º | Volkswagen Polo | 14.364 | 79,80% | 7.216 | 66.500 |
3º | Hyundai HB20 | 7.036 | 73,09% | 7.595 | 50.257 |
4º | Fiat Mobi | 6.024 | 81,46% | 4.869 | 48.180 |
5º | Chevrolet Onix Plus | 3.232 | 50,70% | 3.206 | 44.881 |
6º | Volkswagen Saveiro | 5.000 | 94,64% | 2.804 | 44.282 |
7º | Chevrolet Onix | 5.451 | 50,29% | 5.364 | 43.580 |
8º | Renault Kwid | 7.450 | 91,93% | 5.452 | 38.252 |
9º | Fiat Toro | 3.056 | 64,91% | 3.117 | 37.553 |
10º | Fiat Argo | 2.410 | 46,19% | 2.689 | 36.885 |
11º | Volkswagen T-Cross | 3.896 | 50,00% | 3.464 | 36.621 |
12º | Fiat Cronos | 5.091 | 80,40% | 4.327 | 34.561 |
13º | Jeep Compass | 1.273 | 32,33% | 1.666 | 33.418 |
14º | Jeep Renegade | 1.090 | 33,70% | 1.308 | 28.488 |
15º | Chevrolet Tracker | 1.984 | 29,31% | 1.797 | 24.749 |
16º | Chevrolet S10 | 2.685 | 85,70% | 954 | 21.474 |
17º | Volkswagen Nivus | 1.981 | 35,09% | 1.465 | 21.292 |
18º | Nissan Kicks | 2.207 | 45,79% | 1.723 | 20.443 |
19º | Hyundai HB20S | 2.225 | 73,31% | 2.425 | 19.000 |
20º | Fiat Fiorino | 3.238 | 92,91% | 1.957 | 18.528 |
21º | Peugeot 208 | 1.356 | 51,44% | 1.525 | 17.074 |
22º | Renault Duster | 2.280 | 71,81% | 2.306 | 16.399 |
23º | Toyota Hilux | 1.673 | 38,51% | 1.288 | 15.778 |
24º | Chevrolet Spin | 1.298 | 71,55% | 1.200 | 15.105 |
25º | Chevrolet Montana | 1.190 | 47,93% | 1.122 | 14.327 |
26º | Fiat Pulse | 1.831 | 40,36% | 1.729 | 13.825 |
27º | Volkswagen Virtus | 2.405 | 66,27% | 1.336 | 13.730 |
28º | Toyota Yaris Sedan | 1.797 | 66,51% | 979 | 13.471 |
29º | Toyota Yaris | 1.297 | 46,96% | 533 | 12.004 |
30º | Citroën C3 | 676 | 33,47% | 2.043 | 10.880 |
31º | Toyota Corolla | 1.229 | 30,35% | 996 | 10.875 |
32º | Jeep Commander | 346 | 29,20% | 494 | 10.310 |
33º | GWM Haval H6 | 1.739 | 83,41% | 871 | 9.768 |
34º | Renault Oroch | 1.085 | 79,84% | 666 | 9.489 |
35º | Ford Ranger | 1.266 | 51,65% | 1.298 | 9.191 |
36º | Fiat Fastback | 1.188 | 30,08% | 1.123 | 8.449 |
37º | Renault Master | 869 | 76,70% | 589 | 8.029 |
38º | Hyundai Creta | 1.062 | 12,38% | 1.139 | 7.736 |
39º | Toyota Corolla Cross | 1.030 | 23,46% | 541 | 7.422 |
40º | Ram Rampage | 1.894 | 76,06% | 2.270 | 6.740 |
41º | Mitsubishi L200 Triton | 1.230 | 67,55% | 589 | 6.563 |
42º | Volkswagen Amarok | 641 | 91,70% | 874 | 6.281 |
43º | Volkswagen Taos | 589 | 33,45% | 649 | 5.926 |
44º | Nissan Frontier | 808 | 78,91% | 507 | 5.916 |
45º | Renault Sandero | 517 | 68,21% | 384 | 4.655 |
46º | Renault Logan | 410 | 98,80% | 350 | 4.373 |
47º | Volvo XC60 | 499 | 100,00% | 228 | 4.334 |
48º | Honda HR-V | 389 | 9,26% | 353 | 4.044 |
49º | Volkswagen Gol | 8 | 100,00% | 14 | 3.026 |
50º | Nissan Versa | 228 | 22,27% | 175 | 2.885 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Saveiro dispara e BYD Shark vai mal: as picapes mais vendidas de novembro
Toyota Hilux GR Sport sai de linha em nova estratégia da marca
Sedãs em novembro: HB20S e Corolla dominam sem concorrência
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Opinião: Quem comprará o novo Jaguar?
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Vendas diretas: VW Polo comanda modalidade em novembro