Começamos um novo ano e agora podemos olhar para o resultado da indústria automotiva em 2023 de forma oficial. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado teve um aumento de 11,33% em comparação a 2022, considerando carros e comerciais leves. Foram 2.179.363 unidades emplacadas, contra as 1.957.621 unidades do ano anterior.

“Foi um ano em que o setor automotivo demonstrou uma recuperação importante e que deve ser celebrada, tanto que foi a 1ª vez, desde 2019, que tivemos mais de 2 milhões de automóveis e comerciais leves emplacados no ano. No entanto, temos que lembrar do impulso das medidas provisórias que estimularam o setor, o que mostra que é necessária a busca de soluções permanentes que mantenham o mercado aquecido, já que se trata de um setor que conta com 7.400 concessionárias, instaladas em mais de 1.000 municípios e que respondem por mais de 300 mil empregos e por 5% de participação no PIB nacional”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

O resultado foi puxado pelo programa do Carro Popular que o governo federal lançou em julho, e o começo da redução das taxas de juros ao longo dos últimos meses. Há um otimismo pela manutenção do crescimento, com a Fenabrave projetando um aumento de mais 12% nos emplacamentos de carros e comerciais leves em 2024. A visão é apoiada pela chegada do Programa MOVER, com incentivos para o desenvolvimento de novos produtos no país, com atenção para a descarbonização.

Sem nenhuma surpresa, a Fiat manteve a liderança do mercado brasileiro, emplacando 475.519 unidades. A Volkswagen consolidou a 2ª posição, somando 344.996 veículos vendidos ao longo de 2024, seguida pela General Motors e suas 328.020 unidades. A Toyota (192.277) conseguiu segurar a 4ª colocação, afastando-se da Hyundai (186.235).

Estreantes do ano, a BYD fechou 2023 em 15ª, com 17.938 unidades, mas surpreendeu em dezembro por ter conseguido entrar no top 10, ultrapassando a Caoa Chery. Já a GWM ficou em 18ª no ano, ao somar 11.479 unidades, com a esperança de aumentar o seu desempenho no ano que vem, agora que iniciou as vendas do Ora 03 e prepara-se para produzir o Haval H6 no Brasil.

POSIÇÃO MARCA VOLUME 2023 PARTICIPAÇÃO 2023 VOLUME
DEZEMBRO
PARTICIPAÇÃO DEZEMBRO
Fiat 475.519 21,82% 46.811 19,78%
Volkswagen 344.996 15,83% 43.573 18,42%
General Motors 328.020 15,05% 32.414 13,70%
Toyota 192.277 8,82% 20.306 8,58%
Hyundai 186.235 8,55% 21.300 9,00%
Jeep 126.957 5,83% 8.531 3,61%
Renault 126.270 5,79% 15.132 6,40%
Nissan 72.548 3,33% 7.403 3,13%
Honda 72.041 3,31% 6.586 2,78%
10º Peugeot 34.910 1,60% 3.358 1,42%
11º Citroën 32.280 1,48% 2.597 1,10%
12º Caoa Chery 31.479 1,44% 4.088 1,73%
13º Ford 28.711 1,32% 3.317 1,40%
14º Mitsubishi 18.715 0,86% 2.716 1,15%
15º BYD 17.938 0,82% 5.500 2,32%
16º Ram 16.951 0,78% 3.101 1,31%
17º BMW 15.108 0,69% 1.747 0,74%
18º GWM 11.479 0,53% 2.796 1,18%
19º Volvo 8.185 0,38% 1.066 0,45%
20º Audi 6.508 0,30% 883 0,37%
21º Mercedes-Benz 5.771 0,26% 729 0,31%

A Fiat viu a Strada manter a liderança do ano ao considerar carros e comerciais leves, com 120.600 unidades no acumulado. Porém, pode não ter uma vida tão fácil em 2024, pois o Volkswagen Polo, 2º colocado no ranking geral e 1º entre os automóveis, fechou 2023 com 111.242 unidades, uma diferença de menos de 9 mil unidades. Parece muito, mas o Polo Track ajudou o hatch a ganhar ritmo nos últimos meses.

Apesar de ter sido o líder entre os carros de passeio em 2022, o Hyundai HB20 (88.905) caiu para a 3ª posição (ou 4ª no geral), vendo até o Chevrolet Onix (102.043) ter um desempenho melhor. O Chevrolet Onix Plus foi o sedã mais vendido novamente, com 74.887 unidades. Entre os SUVs, o Volkswagen T-Cross (72.441) conquistou a 1ª posição, que foi do Chevrolet Tracker (66.643) em 2022.

Impressões rápidas: Toyota Hilux SRX Plus

Com as rivais em transição, a Toyota Hilux nadou de braçada e foi a picape média mais vendida com folga, somando 46.200 unidades. A Fiat Toro (51.303) não deu chance entre as intermediárias e ainda tem uma boa distância em comparação à Chevrolet Montana (30.018). Porém, a caminhonete da GM ainda não tem um ano cheio de vendas e a Toro pode perder alguns clientes para a Ram Rampage (8.637) e para a inédita Titano.

A BYD acabou com mais um destaque no ano com o Dolphin, que emplacou 6.807 unidades, o suficiente para que se tornasse o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2023, sendo o único a aparecer no top 50 geral.

POSIÇÃO MODELO ACUMULADO 2023 DEZEMBRO 2023
Fiat Strada 120.600 10.573
Volkswagen Polo 111.242 17.999
Chevrolet Onix 102.043 10.839
Hyundai HB20 88.905 9.627
Chevrolet Onix Plus 74.887 6.375
Fiat Mobi 73.428 7.395
Volkswagen T-Cross 72.441 7.792
Fiat Argo 66.717 5.218
Chevrolet Tracker 66.643 6.769
10º Hyundai Creta 65.817 8.579
11º Renault Kwid 63.317 8.104
12º Jeep Compass 59.106 3.937
13º Volkswagen Nivus 52.103 5.646
14º Fiat Toro 51.303 4.708
15º Nissan Kicks 50.778 4.820
16º Honda HR-V 48.054 4.201
17º Jeep Renegade 47.389 3.234
18º Volkswagen Saveiro 46.600 5.283
19º Toyota Hilux 46.200 4.344
20º Fiat Pulse 45.808 4.357
21º Toyota Corolla 42.925 4.050
22º Toyota Corolla Cross 42.071 4.390
23º Fiat Fastback 40.404 3.949
24º Hyundai HB20S 30.281 3.035
25º Chevrolet Montana 30.018 2.483
26º Peugeot 208 28.629 2.636
27º Volkswagen Virtus 27.094 3.629
28º Citroën C3 26.578 2.020
29º Renault Duster 26.506 3.175
30º Chevrolet S10 25.967 3.133
31º Toyota Yaris 23.339 2.762
32º Fiat Fiorino 21.864 3.485
33º Toyota Yaris Sedan 20.571 2.702
34º Ford Ranger 20.353 2.451
35º Chevrolet Spin 20.314 1.814
36º Jeep Commander 19.874 1.185
37º Toyota SW4 16.006 1.922
38º Volkswagen Taos 15.986 1.761
39º Caoa Chery Tiggo 5X 14.400 2.225
40º Renault Oroch 12.734 1.359
41º Mitsubishi L200 Triton 12.644 1.821
42º Honda City 11.842 931
43º Honda City Hatch 10.802 813
44º GWM Haval H6 10.704 2.085
45º Renault Master 10.611 1.133
46º Caoa Chery Tiggo 8 9.545 1.155
47º Nissan Versa 8.859 1.024
48º Ram Rampage 8.637 2.490
49º Nissan Frontier 8.388 1.024
50º Volkswagen Amarok 7.978 699

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