O ano era 2021 e o icônico Lada Niva - símbolo da indústria automobilística da Rússia - estava com futuro traçado e projeto de uma geração inteiramente nova em pleno desenvolvimento. A ideia seria colocar a nova linhagem no mercado em 2024 e desenvolvê-la a partir da nova encarnação do Dacia Duster (recentemente revelada e, na época, ainda guardada em segredo).

Os planos haviam sido anunciados com bastante expectativa pela AvtoVAZ, controladora da marca russa e, àquela altura, pertencente ao grupo Renault. A ideia geral era fazer a aproximação da Lada com a Dacia dentro do mesmo conglomerado e promover o compartilhamento de plataforma e componentes, gerando não só o novo Niva como também outros modelos.

Dacia Duster (2024)

Tudo estava certo até que, em fevereiro de 2022, o projeto foi por água abaixo com a eclosão da guerra da Rússia com a Ucrânia. A economia do país passou por inúmeros impactos e a manutenção de empresas estrangeiras foi diretamente afetada. Nesse contexto, as operações da Renault na Rússia foram vendidas para o governo de Vladimir Putin e a participação de 67,69% da francesa na AvtoVAZ foi para as mãos do Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis e de Motores da Rússia.

Com a reviravolta, todos os projetos em curso foram cancelados. No caso do novo Niva, a ideia era desenvolvê-lo a partir do Duster III e tomar como base a plataforma CMF-B. Na época, até mesmo esboços foram revelados para atiçar a curiosidade do público em torno da novidade. O visual seria inspirado no modelo original lançado em 1977, mas carregado de elementos modernos como luzes diurnas de LED e apliques texturizados.

Novo Lada Niva - Sketch
Viagem do Dacia Duster (2024)

As expectativas em torno do projeto eram bastante altas, não só pelo modelo em si como também pela marca Lada como um todo. A ideia era fazer o próximo Niva capaz de “abrir novos horizontes para a marca”, ajudando-a a expandir-se para fora do mercado russo. Além do SUV, mais três novos modelos seriam lançados até 2025. Todos fariam parte da estratégia de tornar a marca mais competitiva e global.

Em 2024, a nova geração do Duster chegará ao mercado europeu, como previsto, mas o Niva renovado tão esperado ficará apenas no sketch.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com