Conforme o Motor1.com Brasil já adiantou, a BMW tem lançamentos muito relevantes para o mercado brasileiro no ano que vem. Agora oficialmente, a empresa acaba de anunciar que, em 2024, trará nada menos do que 15 novidades para o nosso país, com o calendário de apresentações tendo início já até março.
E quem chegará primeiro será o BMW i5, com previsão de estreia logo no primeiro trimestre do ano que vem. Mas o sedã elétrico é apenas uma das novidades movidas por baterias prometidas o nosso mercado. Podendo chegar a partir do segundo semestre de 2024, o novo BMW iX2 também foi confirmado pela empresa, assim como a nova geração do X2 com a qual compartilha a plataforma. Ainda faltam 12 lançamentos, que a a BMW prometeu revelar ao longo de 2024.
O BMW X2 deixou de ser fabricado no Brasil e passará a ser importado da Alemanha, assim como o elétrico iX2. A dupla começará a ser vendida na Europa apenas em março de 2024. A BMW tomou cuidado para não fazer apenas um X1 com traseira diferente. Apesar de perceber alguns traços, o X2 tem faróis diferentes, acompanhados por uma grande grade dianteira.
Nas laterais, as maçanetas embutidas como no X1 e, na caixa de roda traseira, um perfil mais muscular e largo, dando ênfase a um perfil mais esportivo. A traseira será algo que promete discussões. Os cortes retos, as lanternas que invadem a tampa traseira e até mesmo um extrator e aerofólio formam um pacote que não lembram outros SUVs da família.
O novo BMW X2 a combustão estará disponível em versões com o motor 1.5 turbo, com sistema híbrido-leve, e 2.0 turbo, inclusive na versão esportiva M35i, que vai aos 317 cv e tem equipamentos como a suspensão adaptativa e freios de composto cerâmico. O elétrico iX2 chegará com dois motores elétricos, sendo a versão com apenas um motor apresentada em 2024. A marca ainda não confirmou qual configuração chegará por aqui.
Da mesma forma, ainda não há confirmação sobre qual i5 a BMW trará ao Brasil. Nossa aposta é na versão esportiva M60, que o Motor1.com Brasil já avaliou nos EUA. Nesta configuração, o sedã elétrico usa um conjunto de baterias de íons de lítio com 81,2 kWh de capacidade usável. Pelo ciclo de medição WLTP, a autonomia máxima do i5 M60 é de 516 km. O tempo de carregamento completo da bateria em tomada de 11 kW (16A, 230V) em corrente alternada é de mais de 8 horas. Mas em um carregador de 205 kW em corrente contínua, o tempo para a carga de 10% a 80% de capacidade, representando um uso típico, o tempo cai para 30 minutos.
Os dois motores elétricos entregam um total de 524 cv de potência e 81 kgfm de torque. Em modo Sport ou quando acionada a aleta Boost atrás do volante, os números saltam para 609 cv e 83,6 kgfm. Com esse conjunto, a BMW promete que o i5 acelera de 0 a 100 kmh em 3,8 segundos. Sua velocidade máxima declarada é de 230 kmh, limitada eletronicamente.
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