À medida que o setor automotivo acelera em direção a 2024, a S&P Global Mobility projeta um aumento significativo nas vendas globais de veículos novos. A previsão é de que 88,3 milhões de veículos novos cheguem às ruas de todo o mundo no próximo ano, o que representa um aumento de 2,8% em relação ao ano anterior.

Essa perspectiva otimista é sustentada pela recuperação contínua da produção de automóveis, com as cadeias de suprimentos e a demanda ganhando impulso. No entanto, à medida que a recuperação ganha força, surgem preocupações sobre possíveis obstáculos, como preços elevados dos veículos, condições de crédito desafiadoras e o impacto dos esforços de eletrificação em andamento no comportamento do consumidor. Ou seja, os problemas que estamos vendo no Brasil com os carros cada vez mais caros e taxas de juros altas não são exclusivos do nosso mercado.

As projeções para 2023 são igualmente promissoras, com um aumento previsto de 8,9% nas vendas globais de veículos leves em comparação com o ano passado, chegando a quase 86 milhões de unidades. Esse aumento é atribuído aos ganhos contínuos de produção à medida que as cadeias de suprimentos se normalizam e os esforços de reabastecimento de estoque continuam a impulsionar a demanda.

A S&P Global Mobility também prevê que a mudança para a eletrificação parece imparável, apesar das incertezas na Europa e nos EUA. Diversas montadoras reafirmaram seu compromisso com a eletrificação nos próximos anos, reconhecendo os desafios de aumentar a produção de veículos elétricos mais acessíveis.

A agência dissipa quaisquer rumores sobre o fim dos veículos elétricos, projetando que as vendas globais de veículos de passageiros elétricos a bateria atingirão 13,3 milhões de unidades em 2024, constituindo uma estimativa de 16,2% das vendas globais de veículos de passageiros. Isso ocorre depois de uma participação de mercado estimada em 12% em 2023, com 9,6 milhões de carros elétricos vendidos.

Na América do Norte, o cenário da produção automotiva está preparado para um ganho modesto em 2024, com um aumento esperado de 0,5%, atingindo 15,7 milhões de unidades. Esse crescimento é particularmente impulsionado por um aumento robusto de 3,9% na atividade dos EUA. No entanto, o setor enfrenta uma realidade diferenciada, com a reposição de estoques desempenhando um papel fundamental. Há bolsões de excesso de estoque evidentes na linha de produtos das Três Grandes de Detroit (Chevrolet, Ford e Chrysler), enquanto as marcas japonesas e coreanas ainda têm canais a serem preenchidos.

E quanto ao Brasil? A Anfavea, associação das fabricantes de veículos, espera um crescimento de 6,6% no volume de emplacamentos em 2024, subindo dos 2,16 milhões para 2,30 milhões, considerando somente carros e comerciais leves. A produção crescerá somente 3,3%, de 2,23 milhões para 2,31 milhões. O número parece pequeno, mas a associação já considera que o governo não irá repetir o auxílio que forneceu em junho com o Programa Carro Popular, que reduziu os preços temporariamente. Por outro lado, as taxas de juros estão diminuindo lentamente e levará um tempo para que façam efeito.

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