Muitas fabricantes estão com pressa para anunciar uma data limite para o motor a combustão, mas a BMW não está com tanta pressa assim. A marca de luxo defende que o fim dos propulsores térmicos não deve ser apressado e que as pessoas devem ter a liberdade de escolher entre uma variedade de motores. Durante uma apresentação na Rhine-Main Business Initiative, em Frankfurt, o CEO Oliver Zipse defendeu a decisão da empresa de manter os motores da "velha guarda".

O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) cita o chefe da BMW dizendo que a marca de luxo não quer "descartar o motor de combustão". O executivo de 59 anos, nascido na Alemanha Ocidental, explicou que a recusa em estabelecer uma data de validade para os motores térmicos não reflete a falta de iniciativa da marca: "A abertura para a tecnologia não é um acúmulo de decisões".

Ele também mencionou que é errado "falar mal de produtos que ainda estão em oferta" e tocou no assunto dos combustíveis sintéticos. Como há mais de um bilhão de carros no mundo, Zipse argumenta que a importância da frota existente é subestimada. De acordo com a empresa de pesquisa do setor automotivo Hedges & Company, há cerca de 1,4 bilhão de carros espalhados pelo mundo.

Substituir todo e qualquer carro a combustão existente por um elétrico em um curto espaço de tempo não é viável, e a fabricação de um novo VE também não é ecologicamente correta. Consequentemente, o CEO acredita que "os combustíveis sintéticos também são importantes" para manter os carros existentes funcionando sem prejudicar ainda mais o meio ambiente. A Toyota, parceira da BMW no desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio, acredita que pode salvar o motor a combustão fazendo-o funcionar com hidrogênio.

A alta cúpula da BMW argumentou que, se as vendas de carros novos com motores a combustão forem proibidas, muitas pessoas simplesmente manterão seus veículos com motor a combustão por mais tempo. Por quê? Porque os veículos elétricos ainda são mais caros do que seus equivalentes a gasolina/diesel, e há muitas pessoas em todo o mundo que não podem pagar a diferença. Além disso, vários funcionários da empresa disseram anteriormente que a infraestrutura de recarga não está pronta para suportar um influxo de VEs em todas as partes do mundo.

BMW M3 CS 2024 - Avaliação

Isso não quer dizer que a BMW esteja favorecendo os motores de combustão em detrimento dos veículos elétricos. Para este ano, a empresa estabeleceu o objetivo de que os veículos de emissão zero representem 15% do total de entregas. Até o final da década, a marca sediada em Munique prevê que um em cada dois carros que venderá não terá um motor a combustão.

Os principais rivais da BMW estabeleceram metas mais ambiciosas. A Mercedes-Benz acredita que poderá se tornar puramente elétrica já em 2030, "onde as condições de mercado permitirem". A partir de 2026, a Audi lançará apenas veículos elétricos e encerrará a produção de carros com motor a combustão em 2032. A Jaguar se tornará exclusivamente elétrica muito antes, a partir de 2025. A Volvo abandonará os motores a combustão em 2030, quando a Mini e a Rolls-Royce do Grupo BMW farão o mesmo.

Embora o downsizing esteja em pleno andamento, a BMW ainda tem muitos modelos equipados com motores de seis cilindros em linha e V8. Ela também está entre as últimas marcas de luxo a oferecer uma caixa de câmbio manual, colocando um pedal de embreagem nos M2, M3, M4 e no próximo Z4 M40i. A divisão M se comprometeu a manter os dois motores grandes até pelo menos 2030. No entanto, o enorme V12 morreu no ano passado, quando o M760i foi, infelizmente, descontinuado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com