A BMW está trabalhando arduamente em sua plataforma dedicada a carros elétricos. Ela é chamada de Neue Klasse (em alemão, "Nova Classe"), em homenagem a uma linha de sedãs e cupês de enorme sucesso vendidos de 1962 a 1972. A decisão de reviver a Neue Klasse foi tomada para destacar a importância da arquitetura elétrica, que deve chegar às ruas primeiro com este carro das fotos: a nova geração do iX3.

Flagrado na Alemanha, nos arredores de Munique, o SUV puramente elétrico não tem praticamente nada a ver com o iX3 atual. Embora tenhamos a impressão de que ele tem todos (se não a maioria) dos painéis da carroceria de produção no lugar, esses não são os faróis e lanternas traseiras finais. Porém, as peças que ali estão são temporárias e não devem afetar os painéis a redor.

Flagra: BMW iX3 2025

Esperávamos ver um bico e um volume traseiro significativamente mais curtos, dada a plataforma elétrica dedicada que permitiria posicionar as rodas nas extremidades do SUV, mas não parece ser o caso. As grandes rodas de dois tons com pinças de freio azuis sugerem que a BMW estava testando um protótipo com o Pacote M Sport ou em uma versão M Performance

O design dianteiro do SUV parece seguir o conceito Vision Neue Klasse. Embora fosse um sedã, o primeiro modelo de produção a receber essas bases será um SUV. Um sedã de quatro portas servindo como um Série 3 elétrico virá logo em seguida.

Parece que a BMW está mesclando a grade com os faróis, assim como vimos no conceito em setembro no IAA Mobility Show em Munique. Você pode ter certeza de que o iX3 não terá uma grade exagerada como a que vimos nos X7 e XM.

O modelo inaugural da Neue Klasse também será o primeiro modelo da BMW a usar baterias de sexta geração com células redondas. A marca prometeu aumentar a autonomia e a velocidade de carregamento em 30% em comparação com as baterias prismáticas de quinta geração existentes. As células cilíndricas aumentarão a densidade de energia em mais de 20% e terão um diâmetro padrão de 46 milímetros. A altura dependerá da aplicação: 95 mm para carros e 120 mm para SUVs, como este iX3.

BMW Neue Klasse EV Concept

BMW Vision Neue Klasse concept

BMW Neue Klasse EV Concept

BMW Vision Neue Klasse concept

Os flagras ainda não revelaram o interior, mas o Vision Neue Klasse apresentou uma cabine minimalista que dispensou a maioria dos controles convencionais. Faltava até mesmo uma tela para o motorista, embora tivesse um enorme head-up display tão largo quanto o painel. Havia também uma grande tela sensível ao toque, semelhante a um tablet, que servia como base da multimídia para o que se tornará a décima geração do iDrive.

Com o codinome "NA5", de acordo com informações internas da BMW, o SUV elétrico não será produzido na China, como é o caso do atual iX3. Em vez disso, ele será construído em uma nova fábrica em Debrecen, na Hungria, e estará à venda no segundo semestre de 2025 na Europa. O modelo deve estar disponível em outros mercado a partir do segundo trimestre de 2026. Há rumores de que as versões iniciais sejam a 40, 40 xDrive, 50 xDrive, M60 xDrive, com uma variante M de fato (codinome "ZA5") chegando posteriormente.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com