À venda no mercado internacional desde o final de 2020, a atual geração do Nissan Note acaba de receber importantes atualizações no Japão. Dentro da chamada reestilização de meia-vida, o monovolume incorpora elementos visuais da mais recente linguagem visual da marca e reforça o pacote tecnológico com adoção de mais recursos. De quebra, adianta novidades que estarão presentes na próxima geração do Kicks.
É o caso, por exemplo, de alguns detalhes da dianteira. Nesse aspecto, o Note 2024 ganha grade frontal reformulada e composta por filetes horizontais que alcançam até o para-choque (a mesma receita será seguida no Kicks 2025, conforme já adiantado em flagras). Além disso, o monovolume ganhou rodas redesenhadas em todas as versões e para-choques revistos. Aos interessados do Japão, há nada menos que 14 opções de cores para a carroceria no catálogo (incluindo violeta).
Na cabine, a característica mais interessante é o banco giratório do passageiro. O assento gira para fora do carros para facilitar a entrada e saída do ocupante. Para maior comodidade, há até mesmo um apoio para os pés embutido. No geral, o painel mantém o console central flutuante do modelo anterior e recursos como entrada HDMI. De novidade, a Nissan implementou no acabamento elementos do tipo mizuhiki (antiga forma de arte japonesa de dar nós).
O desenho geral do painel também deverá influenciar a o habitáculo do próximo Kicks, agregando o layout de console central alongado, multimídia em posição elevada, quadro de instrumentos digital, entre outros.
Mecanicamente, o protagonismo é exercido pelo conjunto mecânico formado pelo motor 1.2 a gasolina, naturalmente aspirado, que serve como gerador para o motor elétrico e uma bateria de íon-lítio. São cerca de 114 cv de potência e 28,5 kgfm de torque. Há também uma versão com tração nas quatro rodas e um motor elétrico em cada eixo. O propulsor a combustão, vale lembrar, não movimenta as rodas.
No Japão, além do modelo tradicional, são oferecidos o Note Aura (mais sofisticado), o Note Aura Nismo (esportivo) e Note Autech Crossover (aventureiro).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Nissan Note 2021 ganha inspiração no Ariya para encarar Honda Fit
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nissan Note sairá de linha nos EUA para abrir espaço para o Kicks
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nissan fará estreia global do Note e-Power após derrotar Prius
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil