Lançado originalmente em 2010 como precursor da virada tecnológica da indústria em direção à eletrificação, o Nissan Leaf deverá mudar completamente em 2025 para recuperar espaço e responder competitivamente à feroz concorrência formada desde então. O modelo é considerado estratégico para os planos de crescimento da marca e já está com projeto da nova linhagem em pleno andamento.

De acordo com a agência Automotive News Europe, o próximo Leaf deverá mudar até mesmo de carroceria e, na prática, será transformado em SUV. Detalhes específicos ainda são desconhecidos, mas tudo indica que a inspiração visual virá do conceito Chill-Out apresentado em 2021.

Nissan Chill-Out Concept

Na apresentação do conceito, a Nissan o descreveu como capaz de oferecer "altos níveis de conforto e uma experiência de direção energizante" e o classificou como "paraíso móvel" graças ao seu interior confortável e carregado de tecnologia. O protótipo foi construído com base na plataforma CMF-EV e equipado com trem de força AWD formado por motor duplo e-4ORCE - ambos também usados pelo Ariya.

Ao que tudo indica, o mesmo conjunto e plataforma serão adotados no Leaf de produção. A montagem continuará concentrada na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, e será iniciada com o novo modelo a partir de 2026. Os principais mercados da Europa serão os primeiro a receber o crossover. A produção na China também vem sendo cogitada e é considerada estratégica por conta do tamanho do mercado local.

nissan-leaf-2023---br---avaliacao---movimento-32

Nissan Leaf atual, de segunda geração

Totalmente repaginado, o Leaf terá a missão de voltar a vender bem e recuperar o protagonismo elétrico do passado. No início da década passada, só para lembrar, o Leaf chegou a ser o carro elétrico mais vendido do mundo. Em 2012, mesmo diante da timidez do mercado de EVs da época, emplacou mais de 46.000 unidades em todo o mundo.

Com o aumento devastador da concorrência, especialmente chinesa, as vendas anuais do Leaf despencaram mais de 30%. O ano de 2023 pode ser um dos piores para o modelo desde seu lançamento. 

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com