Anunciado recentemente para versões da Hilux vendidas na Europa, o sistema híbrido-leve de 48 volts da Toyota chegará também ao portfólio do SW4. Baseado na mesma plataforma da picape, o SUV ganhará a novidade em breve e se beneficiará das mesmas vantagens de economia e desempenho proporcionadas pela tecnologia.

Batizado de MildHybrid e identificado pela sigla MHEV, o sistema combina uma bateria de 48 volts ao conhecido motor 2.8 turbodiesel de 204 cv. Como em todos os veículos do tipo, o conjunto não movimenta o veículo no modo 100% elétrico em nenhum momento. A função principal é alimentar os sistemas elétricos do veículo quando o motor de combustão é desligado ou quando o Start&Stop é ativado.

A bateria de 48 volts é carregada por um alternador e pelo sistema regenerativo que aproveita a energia cinética da frenagem. De acordo com a Toyota, a tecnologia proporciona melhor experiência de condução, eficiência de combustível otimizada e arranques mais silenciosos, em oposição às funções tradicionais de arranque acionadas por engrenagens.

Na prática, o sistema não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo. A Toyota também afirma que o novo sistema foi desenvolvido pensando no off-road e não afeta o desempenho e as capacidades de reboque dos modelos. Os componentes são estrategicamente posicionados e permitem aos veículos transpor trechos alagados com profundidade de até 700 mm.

Toyota Hilux Hybrid 48V (2023)

Toyota Hilux Hybrid

O sistema híbrido-leve chegará primeiro ao SW4 vendido na Ásia (por lá chamado de Fortuner). A tendência é que na sequência a tecnologia seja adotada no modelo produzido na Argentina e vendido no Brasil. Além disso, tudo indica que a versão SRX terá novidades visuais e ganhará o para-choque frontal do modelo Diamond.

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