Depois de devidamente apresentada a nova geração da picape Tacoma, a Toyota agora direciona esforços para tocar o desenvolvido do próximo 4Runner - versão SUV da família. Detalhes específicos sobre o modelo seguem bem guardados pela marca, mas boa parte do projeto já foi adiantada pela caminhonete, o que inclui plataforma, opções de motorização, equipamentos e design.

Com base nisso, o caminho para a elaboração de projeções, como estas, acaba sendo facilitado. Nos renders, fica claro que a pegada robusta que sempre caracterizou o visual do 4Runner será mantida e que diversos elementos da Tacoma estarão presentes. Detalhes como rodas, grade e para-choques podem variar conforme cada versão e, nesse ponto, o SUV será oferecidos nas configurações SR, TRD Sport e Limited, além de opções inéditas.

Toyota 4Runner 2025 - Projeções

Estruturalmente, o 4Runner 2025 será construído sobre a plataforma modular TNGA-F - a mesma já usada por Tacoma, Tundra e pelos SUVs Sequoia e Land Cruiser. A arquitetura atende aos mais modernos padrões tecnológicos da Toyota, de tal modo que já nasce capaz de abrigar motores eletrificados e, portanto, versões híbridas. Além disso, permite compartilhar o maior número possível de componentes com outros veículos, gerando ganhos importantes em economia de escala.

Sob o capô, tudo indica que o atual motor 4.0 V6 de 270 cv será finalmente aposentado para dar lugar aos powertrains já usados pela Tacoma. É o caso do 2.4 turbo a gasolina nas variantes de 231 cv e 33,6 kgfm de torque; 273 cv e 42,8 kgfm; e 282 cv e 43,8 kgfm. Além disso, há uma versão híbrida com 330 cv e 64,3 kgfm de força. O câmbio na picape pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 posições e não deve mudar no SUV.

2021 Toyota 4Runner TRD Pro lead image

4Runner TRD Pro atual

O lançamento no mercado norte-americano acontecerá em 2024 e o 4Runner será vendido já como modelo 2025. As chances de lançamento no Brasil são ínfimas, mas o que nos interessa é que esta mesma arquitetura será adotada pela próxima geração do SW4.

Ambos têm o mesmo porte e, até o início dos anos 2000, eram exatamente o mesmo carro. Com a troca de geração em 2003, a Toyota mudou de estratégia e desfez a geminação. Agora, passado todo esse tempo, os SUVs poderão de novo se reaproximar a partir da mesma plataforma.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com