Nissan confirma novo Kicks nacional com motor turbo para 2025
Fabricante anuncia investimento de R$ 2,8 bilhões para montar a nova geração do SUV no Brasil
A Nissan quer continuar o bom momento no Brasil e realiza um investimento de R$ 2,8 bilhões para a fábrica em Resende (RJ), com a missão de produzir dois novos SUVs no país. Um deles será a nova geração do Kicks, lançado aqui em 2016 e que precisava de uma renovação mais profunda. Será lançado somente em 2025 e com um inédito motor turbo, também produzido na planta fluminense.
Segundo Guy Rodriguez, presidente da Nissan América do Sul, este novo ciclo de investimento “vai marcar um antes e depois para a Nissan no Brasil”. Quatro novos fornecedores estarão dentro do parque de Resende e a produção será ampliada para que o complexo sirva como polo de exportação para toda a América Latina. A meta é chegar aos 7% de participação na região até 2026.
A fabricante tinha dado dicas de que isso aconteceria. Em abril, Rodriguez havia anunciado um investimento de R$ 1,21 bilhão, que seria usado tanto para novos modelos quanto para uma “atualização de produto”. Apenas um dia antes do anúncio feito hoje (7), o CEO global da Nissan, Makoto Uchida, participou de um encontro com o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, onde confirmou o plano de lançar dois SUVs no Brasil.
Embora a Nissan não tenha entrado em detalhes sobre como será o novo Kicks, o carro tem rodado em testes há algum tempo, tanto no Brasil quanto no exterior. Algumas mídias no Japão apontam que o SUV adotará um visual inspirado no conceito do novo Pathfinder apresentado na China, com uma grade mais larga e faróis finos que se misturam com a entrada de ar.
Na Ásia, fala-se sobre um novo sistema híbrido e-Power capaz de fazer até 30 km/litro. Embora a motorização tenha sido testada diversas vezes no Brasil, ela ainda não tem data para chegar ao modelo nacional – a tecnologia fará sua estreia no país com o X-Trail. Apesar dessa expectativa por um Kicks e-Power, pode ser que nem ao menos chegue ao nosso mercado por conta dos custos.
A Nissan também não comentou sobre o motor turbo, embora espera-se que seja uma evolução da família HR usada atualmente. Esta linha de propulsores foi atualizada diversas vezes, inclusive dando origem ao TCe usado pela Renault e que fará sua estreia no Brasil no Kardian no ano que vem. Apesar de ainda trabalharem separadamente no Brasil, as duas empresas ainda fazem parte da Aliança Renault-Nissan no resto do mundo e compartilham plataformas e motorizações. Se for o mesmo propulsor do Kardian, terá 125 cv e 22,4 kgfm, o que será uma boa evolução sobre os 116 cv e 15,5 kgfm do 1.6 que equipa o Kicks atual.
O segundo modelo é um mistério. Especulações apontam que pode ser uma reestilização para o Kicks atual, que seria mantido como uma opção de entrada, como a Hyundai faz com o Creta, oferecendo o modelo anterior sob o nome Creta Action. Faria sentido considerando a declaração anterior de Rodriguez sobre uma “atualização de produto”. Porém, deve ficar para depois do novo Kicks.
Com informações de Leonardo Fortunatti
Projeção: KDesign
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:08 Substituto do Nissan March será elétrico e terá base de Renault 5
- 14:31 Bentley Batur Convertible tem apenas 16 unidades e custa mais de R$ 10 milhões
- 12:39 Prestes a mudarem, T-Cross, Nivus e Amarok têm descontos de até R$ 35 mil
- 12:07 Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
- 11:37 Alpine apresenta esportivo com motor turbo de combustão de hidrogênio
- 11:16 Sedãs em abril: Onix Plus e Cronos disparam quase 80% nas vendas
- 10:19 BYD revela primeiras imagens da Shark, sua picape híbrida de 490 cv
- 09:31 Exclusivo: os bastidores da A2RL, a nova corrida de carros autônomos
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |