A Mercedes-Benz está expandindo sua icônica linha G-Wagen com um segundo modelo, que será menor e foi apelidada de "Little G". Como o nome indica, esse SUV será uma versão reduzida do atual Classe G, portanto, pense nele como o Bronco Sport para o tradicional Ford Bronco.
Mas o mais importante é que, como o Classe G convencional logo terá sua própria opção elétrica sob o nome EQG, esse Classe G menor também será elétrico. Utilizando a mais recente tecnologia de veículos elétricos da marca, o Little G será um veículo off-road sem emissões e os níveis de luxo tradicional da Mercedes-Benz quando for lançado nos próximos anos.
A Mercedes chamou esse veículo de Little G quando o CEO Ola Kallenius o anunciou oficialmente no Salão do Automóvel de Munique (ALE) em 2023. Até mesmo o logotipo que a empresa apresentou usava um "g" minúsculo. Por mais adorável que seja o apelido, a Mercedes provavelmente não usará Little G como nome oficial quando o off-roader chegar à produção. O Classe G elétrico usará o apelido EQG quando for lançado ao público, portanto, é provável que alguma variação dessa nomenclatura de três letras também seja usada no modelo menor.
Bem, ele vai se parecer com o Classe G - mas menor. A equipe global do Motor1.com já fez uma projeção de como esse pequeno aventureiro poderia se parecer, misturando dicas do modelo atual com alguns elementos específicos da linha EQ de elétricos da Mercedes, como a "grade" fechada com os logotipos repetidos de três estrelas e detalhes iluminados.
Como um SUV off-road, ele deve ser robusto. O revestimento de plástico provavelmente cobrirá uma grande parte do painel frontal, das caixas de roda e do para-choque traseiro. Pneus de uso misto também devem estar disponíveis e pode haver alguns outros elementos específicos para o off-road, como quebra-mato, protetor de cárter e ganchos de reboque.
Mas, assim como o Bronco Sport, o Little G terá uma construção monobloco, em vez do chassi com longarinas do Classe G convencional. Ele não tanto vão livre em relação solo quando o seu "irmão maior" deverá ter uma distância entre-eixos muito menor.
O Little G provavelmente usará por base a arquitetura Mercedes Modular Architecture (MMA), usada pela primeira vez no introduzido no Concept CLA-Class. Ela acomoda tanto motores de combustão quanto trens de força elétricos. No que diz respeito aos veículos elétricos, o Little G deve ter capacidade de carregamento de 800 volts e um alcance de cerca de 480 km com tração integral. Aspectos como tamanho da bateria, configuração do motor e capacidade ainda são um mistério.
O Little G ainda está a vários anos de distância da produção. Os analistas preveem que a produção começará no final de 2026 na fábrica da Mercedes em Kecskemet na Hungria, onde a montadora constrói seus carros compactos. Os novos modelos CLA, EQA e EQB serão lançados antes do novo G, assim como a versão elétrica do Classe G de tamanho normal, que é esperada para o próximo ano.
O Little G pode custar a metade do preço do Classe G padrão. O atual G 550 custa a partir de US$ 141.050 (R$ 710 mil) nos EUA e o G63 AMG custa por lá US$ 180.150 (R$ 912 mil). As estimativas iniciais indicam que o Little G partirá de US$ 55.000 (R$ 277 mil) no mercado estadunidense. No Brasil, um Mercedes-AMG Classe G63 custa R$ 1.869.900
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz: 80% de todos os Classe G produzidos continuam rodando
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mercedes-AMG G63 Grand Edition chega por R$ 2,2 milhões e já esgotou
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Mercedes lançará Classe G elétrico em 24 de abril; veja o que sabemos
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Novo Mercedes-Benz Classe G atualiza design e troca V8 por seis cilindros