A Europa terá um Citroën C3 diferente do hatch que está em nosso mercado, desenvolvido para mercados emergentes. Por lá, a quarta geração chega ao mercado apenas elétrico e com um preço inicial de 23.300 euros, bastante acessível, e haverá uma versão ainda mais barata em 2025, quando deverá ser um dos EVs mais baratos do Velho Continente. 

Baseado na plataforma Smart Car da Stellantis, O e-C3 chega com uma linguagem de design completamente nova em comparação com seu antecessor. O que antes era um hatchback, evoluiu para uma máquina mais parecida com um crossover, com rodas posicionadas o mais longe possível das extremidades. Combinado com a linha de teto alta, isso cria uma cabine significativamente mais espaçosa, com a Citroën dizendo que os ocupantes agora desfrutam de mais espaço para a cabeça e para os joelhos. O porta-malas também cresceu ligeiramente. 

Citroën e-C3 (2024)

A mudança visual mais marcante em comparação com o modelo anterior é a dianteira, onde o e-C3 apresenta o novo logotipo da Citroën ladeado por um par de luzes em forma de C. Na parte traseira, as lanternas se estendem até os painéis traseiros e há um pequeno spoiler estático acima do vidro traseiro como equipamento padrão. 

No entanto, as mudanças mais importantes estão sob a carroceria. Os motores a combustão foram substituídos por um conjunto puramente elétrico. O e-C3 usa uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 44 quilowatts-hora para um alcance de até 320 quilômetros, medido pelo ciclo WLTP. A energia vem de um motor elétrico de 113 cv montado no eixo dianteiro, suficiente para uma aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em cerca de 11 segundos. O carregamento da bateria de 20 a 80% em um carregador de 7 quilowatts leva cerca de quatro horas. Em um carregador rápido DC e a porta CCS de 100 kW devem reduzir esse tempo para menos de 30 minutos.

Galeria: Citroen e-C3 (2024)

A Citroën venderá o novo e-C3 em dois níveis de acabamento - You e Max - com o modelo básico apresentando faróis de LED, um sistema de frenagem de emergência, head-up display, espelhos laterais elétricos, sensores de estacionamento traseiros e controle de cruzeiro. Faça o upgrade para o nível Max e você também receberá itens como rodas de liga leve de 17 polegadas, pintura externa em dois tons, limpadores de para-brisa automáticos, espelhos laterais aquecidos e com rebatimento elétrico, controle automático de temperatura, carregamento de telefone sem fio e outros. 

Como mencionado acima, as vendas começarão com um preço inicial de 23.300 euros. Em 2025, a Citroën também lançará um modelo com uma bateria menor, com capacidade para 200 km de autonomia com uma única carga e um preço de cerca de 19.990 euros. Isso fará com que o e-C3 seja um dos veículos elétricos mais acessíveis da Europa, quase igualando o preço inicial do Dacia Spring, ou Renault Kwid, que atualmente está disponível por 20.800 euros na França, antes dos incentivos locais.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com