O Mercedes-AMG GLA 45 em sua atual geração ainda não chegou ao Brasil, mas já evolui em alguns pontos na Europa. A versão esportiva do SUV está entrando no ano modelo 2024 com uma leves mudanças no visual e no interior. Sem mudanças no conjunto mecânico, mantém o motor 2.0 Turbo mais potente do mundo.

Em relação ao visual, o Mercedes-AMG LGA 45 recebe um parachoque dianteiro redesenhado. Outra pequena mudança, mas que agradará aos mais atentos está no brasão AMG aplicado no capô, substituindo o logotipo da estrela de três pontas (que claro, permanece na grade frontal).

Mercedes-AMG GLA 45 2023 - escape e traseira

Mercedes-AMG GLA 45 2023 - escape e traseira

Outra mudança que merece um pouco mais de atenção está nos faróis e nas lanternas traseiras que recebem um design interno ligeiramente diferente, mas seguem com os mesmos formatos tanto na frente como atrás mantendo as luzes em LED.

Mercedes-AMG GLA 45 S 4Matic+ 2024

Mercedes-AMG GLA 45 S 4Matic+ 2024

As mudanças do GLA 45 seguem os passos do GT63 S E Performance 4-Door Coupe, ligeiramente atualizado, que também recebeu leves ajustes visuais a pouco tempo. O pessoal de Affalterbach também destaca as novas rodas de 20 polegadas de série e um conjunto opcional de 21 polegadas. Outra mudança em relação à versão anterior são as proteções das caixas de roda que deixam de ser pretas, pois foram pintadas na mesma cor que o restante da carroceria. 

No interior, o GLA 45 S 2024 ganha o mais recente volante AMG Performance como padrão. Além disso, o sistema de infoentretenimento MBUX foi atualizado com mais capacidade de processamente e uma nova interface específica para a AMG. A Mercedes-Benz também aumentou a potência de carregamento USB e adicionou uma porta USB-C extra. O Android Auto sem fio e o Apple CarPlay também estão incluídos.

Mercedes-AMG GLA 45 S 4Matic+ 2024

Interior do Mercedes-AMG GLA 45 S 4Matic+ 2024

Não há nenhuma mudança sob o capô, onde o motor a gasolina de 2.0 turboalimentado se encontra. Esse motor de quatro cilindros continua a produzir 421 cavalos de potência e o generoso torque de 500 Nm (51 kgfm), entregue a um sistema de tração integral totalmente variável por meio de uma transmissão automática de dupla embreagem de oito velocidades. O AMG GLA 45 S leva 4,3 segundos para atingir 100 km/h e atinge o máximo de 270 km/h.

Mercedes -Benz CLA Concept 2023

Mercedes-Benz CLA Concept 2023

A Mercedes-Benz está trabalhando em uma nova família de carros compactos, mas com menos modelos, pois nem todos os carros de entrada sobreviverão à próxima geração. No Salão do Automóvel de Munique, realizado no mês passado, a marca apresentou o futuro CLA com um conceito elétrico de longo alcance, juntamente com os substitutos do GLA, GLB e CLA Shooting Brake.

A fabricante alemã também divulgou um esboço do "Little G", uma variante reduzida do off-roader Classe G. Ainda não se sabe o que acontecerá com o hatchback Classe A, o sedã Classe A e a minivan Classe B, mas o futuro não parece brilhante para esses três carros.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com