Já faz três anos que se fala do Mercedes Classe G elétrico, desde sua estreia - como um conceito - no Salão do Automóvel de Munique de 2021. Agora estamos muito próximos da apresentação da versão de produção, programada para 24 de abril, quando tem início o Salão do Automóvel de Pequim 2024.

Será uma estreia importante que revolucionará os 40 anos de história do famoso fora-de-estrada da marca. O Classe G começou a ser vendido em 1979 e teve única e exclusivamente motores de combustão interna, a gasolina ou a diesel, até agora. No entanto, os tempos mudam e o mesmo acontece com os trens de força, incluindo para ícones como o Classe G.

<p>Mercedes Classe G elettrica, le foto del prototipo</p>

Mercedes Classe G elétrica, fotos do protótipo

Adeus EQ?

O comunicado de imprensa que anuncia a apresentação do Mercedes Classe G elétrico não contém especificações técnicas, mas fornece uma informação importante: o nome. A versão movida a bateria do Gelandewagen, de fato, não adotará o prefixo "EQ", sendo chamada de G 580. Conforme previsto há algum tempo, os elétricos da Mercedes, portanto, abandonarão gradualmente a sigla que ainda os identifica hoje. Isso ocorre porque a marca  está se preparando para se tornar 100% elétrica até 2030 e, portanto, não fará mais sentido adotar uma nomenclatura dedicada. 

Dito isso, o Mercedes G 580 (número que possivelmente adianta a potência) afirma 
um consumo médio de até 3,3 km/kWh. Considerando a presença de baterias de 100 kW, como previsto há algum tempo, uma autonomia de cerca de 320 km é provável. Não é muito, mas é preciso levar em conta um peso que deve chegar a pelo menos 2,6 toneladas e um coeficiente aerodinâmico certamente não-favorável.

Apesar da mudança de propulsão, o Mercedes Classe G manterá o mesmo estilo da versão clássica, que foi atualizada há alguns dias. Na parte mecânica, o G 580 será equipado com quatro motores elétricos, um para cada roda, o que permitirá que ele se mova agilmente fora da estrada e até mesmo realize manobras bizarras, como a capacidade de girar 360° no próprio eixo.

Galeria: Protótipo do Mercedes-Benz EQG: Primeira impressão

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