A Toyota vem trabalhando em uma nova transmissão automática para carros esportivos há mais de um ano. No início de 2022, um GR Yaris automático apareceu no Toyota Gazoo Rally Racing Challenge realizado no Japão. Pouco depois de sua primeira apresentação, a montadora anunciou planos para acelerar seu desenvolvimento.

Ele foi testado mais recentemente, em setembro, em um evento que faz parte da série Super Taikyu. Ele ainda não está disponível para compra, mas Akio Toyoda sugere que a espera valerá a pena. Como parte da mesma entrevista com a revista Toyota Times, durante a qual ele sugeriu um renascimento do Celica, o presidente da empresa elogiou o futuro carro com câmbio automático.

Conhecida por seu nome oficial como "Direct Automatic Transmission" (DAT), a transmissão "será uma revolução em câmbios automáticos". No entanto, é provável que ela não seja lançada tão cedo, pois o ex-presidente e CEO da Toyota disse que "ainda há muitos obstáculos". Por enquanto, a nova transmissão segue em desenvolvimento nas pistas apenas.

Toyota GR Yaris 2020

O ex-diretor executivo continuou dizendo: "Eu realmente quero que isso aconteça e que muitas pessoas dirijam esses carros. Por exemplo, aqueles que só dirigem carros automáticos podem desfrutar de modelos esportivos de verdade. Eles podem experimentar os diferentes sons e a sensação de reduzir e passar a marcha". Em tom de brincadeira, ele mencionou que DAT também significa "Dat's Akio Toyoda!". A tradução direta seria algo como "isso é Akio Toyoda!". Vale lembrar que o ex-presidente da Toyota é um entusiasta de carros esportivos.

Akio Toyoda diz que se perde um tempo precioso sempre que troca de marchas num carro de corrida GR Yaris com a transmissão manual, mas que isso não aconteceria com uma versão equipada com câmbio automático. Com o DAT, "não há perda de tempo ao trocar de marcha" e ele pode se concentrar na aceleração, na frenagem e na direção.

Ainda é cedo para dizer se a Toyota pretende oferecer o DAT em outros modelos com o nome GR. E a empresa também não especificou como essa nova transmissão funcionará, ou como ela se difere das demais. Há apenas um verdadeiramente da marca GR no Brasil: o GR Corolla, que tem transmissão manual. A linha GR-Sport recebe algumas melhorias, mas não são considerados produtos GR. É a mesma lógica da BMW com os modelos M e os M Sport.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com