Novo BMW X2 2024 é o cupê do X1 e terá versão elétrica
Segunda geração assume posição de irmão menor do X4 e deve chegar ao Brasil em 2024
O BMW X2 era, até então, um SUV quase independente na marca. Com uma proposta de visual mais esportivo que o X1, tinha toques de hatch e inclusive o logo da BMW na coluna C, herdado de alguns cupês clássicos da marca. A segunda geração muda essa concepção e assume que é um cupê do X1, ou um irmão menor do X4.
A BMW tomou cuidado para não fazer apenas um X1 com traseira diferente. Apesar de perceber alguns traços, o X2 tem faróis diferentes, acompanhados por uma grande grade dianteira, principalmente nesta versão M35i xDrive, a mais esportiva. Nas laterais, as maçanetas embutidas como no X1 e, na caixa de rodas traseira, um perfil mais muscular e largo, dando ênfase a um perfil mais esportivo.
A traseira será algo que promete discussões. Os cortes retos, as lanternas que invadem a tampa traseira e até mesmo um extrator e aerofólio formam um pacote que não lembram outros SUVs da família. Como um SUV-cupê, a caída do teto em direção ao fim do carro é acentuada a partir da coluna C, não prejudicando muito o espaço dos ocupantes do banco traseiro. Como opcional, uma grade com o contorno iluminado.
Se por fora o novo X2 se diferencia do X1 em diversos pontos, por dentro são bem semelhantes. Há um conjunto de duas telas, a de 10,25" para os instrumentos e 10,7" para o sistema multimídia, que pode inclusive ter jogos casuais por uma plataforma de streaming. O novo BMW iDrive tem o Quick Select, uma novidade para facilitar o uso das principais funções.
Em dimensões, o novo BMW X2 mede 4.554 mm de comprimento, 2.692 mm de entreeixos, 1.845 mm de largura e 1.590 mm de altura. Na comparação com seu antecessor, são 194 mm a mais no comprimento, 22 mm entre os eixos e pouca coisa em largura e altura. As rodas vão de 17"a 21", dependendo da versão.
O BMW X2 será apresentado durante o Salão do Japão, ainda em outubro. Estará disponível em versões com o motor 1.5 turbo, com sistema híbrido-leve, e 2.0 turbo, inclusive nesta versão esportiva M35i, que vai aos 317 cv e tem equipamentos como a suspensão adaptativa e freios de composto cerâmico. O elétrico iX2 chegará com dois motores elétricos, sendo a versão com apenas um motor apresentada em 2024. Aliás, seu lançamento global será em março de 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025
Primeiras impressões: BMW X2 xDrive20, bruto por fora mas refinado por dentro
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
BMW acelera crescimento com lançamentos e aumento de produção
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Primeiras impressões BMW X2 M35i: nova geração cresce e aparece