Líder de vendas disparado no segmento de SUVs médios no Brasil, o Jeep Compass caminha para trocar de geração em futuro próximo. À venda no mercado internacional desde 2016, o modelo deverá passar o bastão para linhagem sucessora por volta de 2025 e promete incorporar importantes avanços em relação ao carro atual.

Para começar, o próximo Compass deixará a atual base Small Wide e passará a ser construído sobre a moderna plataforma STLA Medium. A arquitetura acabou de estrear no Peugeot 3008 de nova geração e será adotada por uma série de modelos médios do grupo Stellantis. Representa significativos avanços técnicos e dinâmicos, podendo comportar powertrains tradicionais, híbridos e elétricos.

Jeep Compass 2025 - Projeção

Nesse ponto, já é certo que o futuro Compass será vendido em variante totalmente EV. A fábrica italiana de Melfi, responsável por produzir o modelo para toda a Europa, já está sendo preparada para receber a nova plataforma e montará o novo modelo a partir de 2025. Da mesma planta (e da mesma base) sairão também outros veículos EV, como o sucessor do Opel Insignia, inédito crossover DS e um equivalente da Lancia chamado Aurelia.

piattaforma-stla-medium-stellantis

Plataforma STLA Medium será a base do próximo Compass

O Compass 2025 continuará com alcance comercial global, o que indica que também será oferecido com motores tradicionais a diesel e gasolina em algumas regiões. Convém lembrar que a eletrificação ainda custa caro e muitos mercados ainda estão atrasados no processo de transição. Na prática, será a mesma estratégia adotada pelo Avenger, vendido tanto como elétrico quanto equipado com motor 1.2 turbo a gasolina.

Novo Peugeot E-3008 2024

Novo Peugeot E-3008 2024

Já é certo também que o Compass ficará bem maior e assumirá de vez o papel de SUV médio da Jeep, com design alinhado à filosofia já conhecida do modelo (ou seja, não seguirá a linha retrô de outros veículos da marca, como Renegade e Wrangler).

Novo Peugeot E-3008 2024

Novo Peugeot E-3008 2024

No Brasil, a produção continuará concentrada na fábrica de Goiana (PE), mas ainda não tem data exata para ser iniciada. Provavelmente fará parte de novo ciclo de investimentos da Stellantis por aqui.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com