Peugeot 3008 2024 faz estreia oficial e dá o tom do próximo Compass
Novo modelo é o primeiro a adotar plataforma STLA Medium, a mesma que será usada pelo Jeep
Depois de realizar diversas prévias, a Peugeot finalmente oficializa nesta terça-feira (12) o lançamento internacional do todo-novo 3008 2024. Apresentado primeiro na versão elétrica E-3008 (as variantes a combustão chegarão na sequência), o crossover é o primeiro modelo de produção em série da Stellantis baseado na plataforma STLA Medium. Será oferecido nos acabamentos Allure e GT, com três opções de powertrain elétrico.
A primeira tem conjunto formado por bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 400 volts e 73 quilowatts-hora, além de motor elétrico montado na frente com 210 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. Dados oficiais indicam autonomia de 525 km. A segunda adiciona outro motor elétrico na traseira, elevando a potência para 320 cv. O alcance é de iguais 525 km.
Novo Peugeot E-3008 2024
Por fim, há uma versão de longo alcance com bateria maior de 98 kWh e um motor elétrico dianteiro com 230 cv. Neste caso, a autonomia é de 700 km, mas não há opção de motor duplo. Vários modos de condução estão disponíveis, incluindo o modo 4WD na variante de motor duplo, que distribui potência às quatro rodas quando a superfície da estrada está escorregadia.
Falando em carga, o E-3008 2024 tem a porta de carregamento localizada no para-lama traseiro esquerdo e permite aos usuários recarregar a bateria via AC ou DC. Para carregamento AC, o carregador integrado padrão pode aceitar até 11 kW de uma fonte trifásica, com uma unidade trifásica opcional de 22 kW. No DC, o modelo pode aceitar até 160 kW de um suporte compatível, permitindo que a bateria seja recarregada de 20% para 80% em 30 minutos.
Primeiro veículo elétrico de produção baseado na plataforma STLA Medium (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass), o 3008 2024 também se beneficia da funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), que permite aos usuários exportar energia da bateria de alta tensão por meio do plugue de carregamento para eletrodomésticos ou outros usos de até 3 kW e 16 amperes (A).
No interior, o destaque para o painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adotado pela primeira vez novo 3008, o conceito conta com tela tela de 21 polegadas em alta resolução e arranjo montado no alto do painel. Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.
Outra novidade é a aposentadoria da tradicional alavanca de câmbio, que dá lugar aos botões "PRND" posicionados à direita do botão de partida. A mudança rendeu mais espaço no console e ampliou a superfície da base de carregamento sem fio para smartphones. As saídas de ar ficaram mais estreitas e conferem maior sensação de sofisticação à cabine.
Ao todo, o 3008 2024 mede 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas acomoda 470 litros na versão com tração integral e 520 litros na variante com tração dianteira. Toda produção será concentrada na fábrica da Stellantis em Sochaux, na França.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Peugeot 3008 já roda em testes na Argentina
Hyundai HB20 foi o carro que mais desvalorizou em 2024
Nova geração do Peugeot 3008 tem desenho registrado no Brasil
Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Novo Peugeot 3008 2024 tem primeiras imagens reveladas; confira visual
Com apenas 1 carro, SUV elétrico da Chrysler vira dúvida
"Compass" da Peugeot, novo 3008 2024 é flagrado com carroceria definitiva