Depois de realizar diversas prévias, a Peugeot finalmente oficializa nesta terça-feira (12) o lançamento internacional do todo-novo 3008 2024. Apresentado primeiro na versão elétrica E-3008 (as variantes a combustão chegarão na sequência), o crossover é o primeiro modelo de produção em série da Stellantis baseado na plataforma STLA Medium. Será oferecido nos acabamentos Allure e GT, com três opções de powertrain elétrico.

A primeira tem conjunto formado por bateria de níquel-manganês-cobalto (NMC) de 400 volts e 73 quilowatts-hora, além de motor elétrico montado na frente com 210 cv de potência e 34,9 kgfm de torque. Dados oficiais indicam autonomia de 525 km. A segunda adiciona outro motor elétrico na traseira, elevando a potência para 320 cv. O alcance é de iguais 525 km.

Novo Peugeot E-3008 2024

Por fim, há uma versão de longo alcance com bateria maior de 98 kWh e um motor elétrico dianteiro com 230 cv. Neste caso, a autonomia é de 700 km, mas não há opção de motor duplo. Vários modos de condução estão disponíveis, incluindo o modo 4WD na variante de motor duplo, que distribui potência às quatro rodas quando a superfície da estrada está escorregadia.

Falando em carga, o E-3008 2024 tem a porta de carregamento localizada no para-lama traseiro esquerdo e permite aos usuários recarregar a bateria via AC ou DC. Para carregamento AC, o carregador integrado padrão pode aceitar até 11 kW de uma fonte trifásica, com uma unidade trifásica opcional de 22 kW. No DC, o modelo pode aceitar até 160 kW de um suporte compatível, permitindo que a bateria seja recarregada de 20% para 80% em 30 minutos.

Novo Peugeot E-3008 2024

Primeiro veículo elétrico de produção baseado na plataforma STLA Medium (a mesma que será usada pela próxima geração do Jeep Compass), o 3008 2024 também se beneficia da funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L), que permite aos usuários exportar energia da bateria de alta tensão por meio do plugue de carregamento para eletrodomésticos ou outros usos de até 3 kW e 16 amperes (A).

No interior, o destaque para o painel futurista chamado pela marca de Panoramic i-Cockpit. Adotado pela primeira vez novo 3008, o conceito conta com tela tela de 21 polegadas em alta resolução e arranjo montado no alto do painel. Suavemente curvada em direção ao motorista, a nova tela é complementada pelos chamados i-Toggles. Na prática, são 10 botões sensíveis ao toque que podem ser configurados para melhor atender às necessidades do motorista e do passageiro da frente.

Novo Peugeot E-3008 2024

Outra novidade é a aposentadoria da tradicional alavanca de câmbio, que dá lugar aos botões "PRND" posicionados à direita do botão de partida. A mudança rendeu mais espaço no console e ampliou a superfície da base de carregamento sem fio para smartphones. As saídas de ar ficaram mais estreitas e conferem maior sensação de sofisticação à cabine.

Ao todo, o 3008 2024 mede 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,64 m de altura. O porta-malas acomoda 470 litros na versão com tração integral e 520 litros na variante com tração dianteira. Toda produção será concentrada na fábrica da Stellantis em Sochaux, na França.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com