A situação do Volkswagen Tiguan é bem curiosa. Estamos para receber a reestilização do SUV na versão Allspace, produzida no México e que não será mais produzida na Europa. A própria fabricante confirmou o fim do modelo e que irá substituí-lo por um modelo feito na China, chamado Tayron. E agora que vimos a terceira geração do utilitário para a Europa, como fica a variante mexicana que abastecer todo o continente americano? Já temos a resposta.

Ao mesmo tempo em que o novo Volkswagen Tiguan foi apresentado na Europa, a empresa divulgou também que “a versão norte-americana da nova geração do Tiguan é baseada na versão de entre-eixos alongado do carro, que será apresentada no ano que vem.” Ou seja, a empresa estava apenas avisando para não se empolgarem, pois o utilitário mostrado recentemente não é exatamente o que será vendido deste lado do Atlântico.

Com o Tayron surgindo como a opção de 7 lugares no segmento para o mercado europeu, fica a dúvida se o mesmo acontecerá com o Tiguan Allspace mexicano. De acordo com o site Carscoops, esta mudança está confirmada. Um porta-voz da Volkswagen América revelou que o SUV manterá o nome Tiguan, para não confundir os clientes, e que não será uma versão esticada do Tiguan europeu. Ao invés disso, será baseado no Tayron.

O Tayron nasceu como uma variante do Tiguan com um design diferente, algo comum na China, quando uma fabricante tem mais de uma joint venture na região. No caso, foi feito pela FAW-VW, que também oferece modelos como Tacqua (T-Cross) e o Magotan (Passat). O SUV é oferecido na versão normal e uma variante cupê chamada Tayron X.

Volkswagen Tayron

O Volkswagen Tayron vendido hoje na China

Espera-se que o novo Tiguan baseado no Tayron também adote a plataforma MQB Evo que, como diz o nome, é uma evolução da atual – e que deve ser a última para carros a combustão. Teria um motor 2.0 turbo combinado ao um sistema híbrido-leve de 48V e com uma transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas. Há rumores sobre uma possível versão híbrida plug-in, como na Europa, onde utilizará um 1.5 turbo combinado a um motor elétrico para entregar 272 cv e uma autonomia elétrica de 100 km.

Como a Volkswagen América fala somente que a apresentação do Tiguan alongado acontecerá no ano que vem, isso não significa que iremos conehcer a versão feita no México no mesmo momento. E, ainda que faça sua estreia no ano que vem, ainda levará um tempo para chegar ao Brasil. Isto porque a reestilização será lançada em outubro, após dois anos de espera.

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