No final do ano passado, o Latin NCAP testou o então recém-reestilizado Volkswagen Polo 2023. Com a introdução da versão Track de entrada no início deste ano, a entidade divulgou os resultados do modelo mais barato da marca no Brasil também. Sem muita surpresa, o Polo Track obteve praticamente os mesmos resultado das demais configurações.

Segundo a Latin NCAP, o novo teste foi motivado pelo fato de o Polo Track e os demais Polo saírem de fábricas diferentes. O primeiro é produzido em Taubaté (SP), enquanto o outro sai de São Bernardo do Campo (SP). De acordo com a entidade, "os resultados foram compatíveis com os do Novo Polo testado em 2022, considerando as tolerâncias permitidas. A única diferença encontrada foi uma atualização na cor do peito no teste de impacto lateral de poste, que foi alterada de amarelo para laranja, oferecendo agora proteção marginal (abaixo de adequada)".

Em impacto frontal, Latin NCAP afirmou que o Polo Track oferece boa proteção à cabeça, pescoço e tórax do motorista e do passageiro. Os joelhos do motorista e do passageiro receberam proteção boa também. As canelas do motorista receberam proteção adequada e boa e do passageiro apresentaram proteção boa. A área dos pés foi considerada estável e simétrica no lado do passageiro e do motorista. A estrutura foi considerada estável sendo capaz de suportar maiores cargas.

Em impacto lateral, cabeça, abdômen, pélvis receberam boa proteção, e o tórax recebeu proteção adequada. No impacto lateral contra um poste, foi declarado que a cabeça e pelve receberam boa proteção, o tórax recebeu proteção marginal e o abdômen proteção adequada. No impacto traseiro, a proteção do banco e do encosto de cabeça contra efeito chicote também foi boa.

Galeria: Volkswagen Polo Track - Teste de colisão

Apesar dos resultados aparentemente positivos, o Latin NCAP conferiu apenas as mesmas 3 estrelas ao Polo Track que foram dadas ao Polo normal. O que causou a queda na nota do compacto foi o impacto contra poste por dois problemas. O primeiro é o que o airbag lateral é pequeno e protege somente a cabeça, contra o Virtus que tem uma bolsa maior. O segundo é que tem somente quatro airbags, sem as bolsas de cortina para os passageiros traseiros, o que fez falta na proteção para crianças nesta prova. Assim, o novo Polo registrou 73% na proteção para adultos e 71% para crianças.

Também não ajudou ter ido mal nos dois quesitos restantes. A proteção de pedestres o hatch e entrada da VW contabilizou somente 51% da nota máxima, por conta de uma avaliação marginal na região dos faróis. Também faltou a frenagem automática de emergência na versão de entrada. No último quesito, de sistemas de assistência à segurança, o Polo ficou devendo sensores de ponto cego, limitador de velocidade e assistente de faixa, recebendo 58% dos pontos possíveis.

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