Um dos efeitos da pandemia que não foram embora foi a disparada dos preços dos carros. Isso produziu fenômenos que, há 4 anos, seriam taxados de impossíveis, ou loucos. Gol e Uno se foram, sobrando aos Renault Kwid e Fiat Mobi resistirem como modelos de entrada no mercado brasileiro.
Mas aí vem o problema, hoje, a dupla já não sai por menos de R$ 70 mil. Aquele comentário clichê de "com esse dinheiro eu compro um seminovo melhor", nunca fez tanto sentido. O Motor1.com separou uma lista com 5 carros objetivamente melhores ou maiores que Kwid e Mobi, que podem ser adquiridos como seminovos (até 3 anos de uso) pelo mesmo valor da dupla 0km de entrada.
Mas fica a ressalva: dependendo do ano/modelo, tais usados não trazem itens de segurança de série, como controle de tração e estabilidade, que eram opcionais na época. Para os valores, utilizamos uma média ponderada entre os valores medidos pela Tabela Fipe no mês de agosto de 2023 e a disponibilidade em sites de compra e venda.
Para quem vê em Kwid ou Mobi duas opções de carros 1.0 que não atendem suas necessidades, é possível encontrar o Volkswagen Polo nas versões MSI e ano modelo 2020. Sua Tabela Fipe atual é de R$ 68.754 para as versões com câmbio manual. Com câmbio automático, a Fipe sobe para R$ 72.016. No entanto, não é difícil encontrar unidades do Polo MSI automático por de R$ 70 mil.
Em ambos os casos, tem-se um motor 1.6 16V aspirado que foi aposentado na última reestilização do carro. Ele entregava 117 cv de potência e 16,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Além de maior desempenho em relação aos populares de entrada, o Polo ainda entrega uma carroceria maior.
Se você não se importar em permanecer nos carros 1.0 aspirados, o Hyundai HB20 pode ser uma opção mais equipada aos carros de entrada 0km. A versão Evolution com ano modelo 2021 era a opção com mais equipamentos do hatch ainda equipado com o motor de três cilindros sem auxílio de turbo. Ele entrega até 80 cv e 10,2 kgfm com etanol e a configuração trazia sempre câmbio manual de 5 marchas.
Com ano modelo 2021, sua Tabela Fipe é de R$ 68.925. Como a Hyundai oferece 5 anos de garantia, um HB20 ainda que seminovo, ainda está coberto pela política de garantia da fábrica. Sua lista de equipamentos também é relativamente farta para um carro 1.0, com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, acendimento automático de faróis e rodas de liga leve. Havia um opcional que acrescentava airbags laterais e câmera de ré.
Pelos mesmos R$ 70 mil de um Fiat Mobi de entrada, é possível subir um degrau e levar para casa um Argo. E não estamos nem falando das versões básicas 1.0, mas sim da Drive 1.3 com ano modelo 2021. Pela Tabela Fipe, seu valor médio é de 63.282, o que representa uma economia de quase R$ 7 mil ao escolher o seminovo.
Pelo preço, se leva o Argo com o motor 1.3 Firefly, aspirado e de 4 cilindros. Ele entrega até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque, mas vem sempre com um câmbio manual de cinco marchas ou o automatizado GSR, que tem revenda e manutenção mais difícil. Sua lista de itens de série, porém, é das mais enxutas nessa lista, fugindo pouco de ar, direção vidro e trava sem a instalação de opcionais.
Se você não se importa de pegar um carro que já saiu de linha, Volkswagen Fox está avaliado em R$ 69.284 na Tabela Fipe para o ano modelo 2022 na versão Connect, fazendo dele um dos mais novos. Seu projeto antigo implica que ele não vai além de airbag duplo frontal e ABS entre os itens de segurança de série, mas o carro ainda oferece um bom aproveitamento de espaço interno.
Em 2022, o Fox já estava em seus últimos dias no mercado brasileiro, sendo equipado sempre com um motor 1.6 flex aspirado de quatro cilindros que entregava 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Nesta safra, vinha sempre equipado com câmbio de 5 marchas manual. Mas já trazia de série itens como multimídia com Android Auto e Apple Car Play, espelhos elétricos, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
O ano modelo 2021 foi importante para o sedã da Fiat. Além de ser o único três volumes na lista, foi o ano em que o carro passou a ter controle de estabilidade de série nesta configuração Drive 1.3. Pela Tabela Fipe, o carro sai em média por R$ 70.838, um pouco acima dos R$ 70 mil.
O conjunto mecânico é o mesmo do Argo Drive 1.3, composto pelo motor 1.3 Firefly, aspirado e de 4 cilindros. Ele também entrega até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque, sempre combinado a um câmbio manual de cinco marchas. Seu grande diferencial está no porta-malas, que entrega 525 litros. Bem mais que os 290 litros do Renault Kwid e muito mais que os 200 litros do Fiat Mobi.
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