Apesar de não estarem tão avançados quantos os chineses, os indianos também estão direcionando os investimentos de sua indústria automobilística para a eletrificação. Prova disso pode ser vista no conceito Mahindra Thar.e, que acaba de ser apresentado no país como prévia de futuro utilitário off-road equipado com propulsão totalmente elétrica.

O protótipo foi desenvolvido pela Mahindra Electric Automobiles (MEAL), que foi recentemente criada como divisão de negócios dedicada exclusivamente à mobilidade de emissão zero. Desde já, a marca confirma que o modelo terá versão de produção e será comercializado em breve no mercado indiano.

Mahindra Thar.e Concept

“O Thar.e é mais do que uma transformação de emissão zero de um veículo off-road tradicional. Pelo contrário, incorpora o espírito dos 4x4 mais autênticos da marca”, disse a empresa em comunicado. No visual, são claras as referências copiadas do SUV Thar tradicional, equipado com motores a gasolina.

As linhas são robustas, quadradas e conferem aspecto geral único ao modelo. Curioso notar que o formato alinhado das lanternas e dos faróis, que na prática são praticamente idênticos. Chama atenção também a altura em relação ao solo, o volume das caixas-de-rodas e os para-choques especialmente desenhados para aplicações no fora-de-estrada. Na traseira, o estepe é pendurado no estilo de jipões tradicionais como Jeep Wrangler, Ford Bronco, JLR Defender e o próprio Thar.

Mahindra Thar.e Concept

Mecanicamente, destaque para a plataforma adotada: a conhecida arquitetura MEB do grupo Volkswagen. Na Mahindra, a base passou por adaptações e recebeu o nome de Inglo EV, mas essencialmente é a mesma dos modelos ID e dos elétricos das marcas Seat, Skoda e Audi. Além da Mahindra, a VW fornece a MEB sob licença para a Ford, que desenvolveu a partir dela o Explorer EV lançado recentemente na Europa.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com