Iniciado no dia 1º de junho, o regime de layoff instituído na fábrica do Volkswagen T-Cross em São José dos Pinhais (PR) deverá durar além do programado. De acordo o sindicato local dos metalúrgicos, a suspensão temporária dos contratos de trabalho - que deveria durar até setembro - será ampliada e passará a valer até o fim de outubro.
Com isso, o quadro formado por 437 funcionários seguirá inativo e a fábrica continuará operando em apenas um turno de produção. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, o layoff foi motivado pela necessidade de adequação no volume de produção, devido à redução na demanda.
Quando anunciou a implementação do layoff, ainda no final de abril, a Volkswagen revisou os números de produção programados para o ano. A expectativa era fechar 2023 com aproximadamente 100 mil veículos fabricados. Diante das paralisações, a meta foi reduzida para algo entre 84 mil e 90 mil unidades. Agora, com a continuidade do layoff por mais um mês, os números certamente serão ainda menores.
Curiosamente, mesmo com produção reduzida, o T-Cross tem registrado bons números de vendas. Só no último mês de julho, por exemplo, vendeu 8.553 unidades. No acumulado do ano, soma 40.587 exemplares vendidos e lidera o ranking da categoria à frente de Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade.
Ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades de produção, o T-Cross ensaia importantes novidades no visual. Flagras já adiantaram que o modelo receberá reestilização de meia-vida em breve, com mudanças concentradas na dianteira e no interior. Ganhará novos para-choques, rodas e, na versão mais cara, receberá faróis inteligentes I.Q. Light.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen T-Cross vende mais no Brasil do que China e Alemanha somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen T-Cross 2025 alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP