Iniciado no dia 1º de junho, o regime de layoff instituído na fábrica do Volkswagen T-Cross em São José dos Pinhais (PR) deverá durar além do programado. De acordo o sindicato local dos metalúrgicos, a suspensão temporária dos contratos de trabalho - que deveria durar até setembro - será ampliada e passará a valer até o fim de outubro.
Com isso, o quadro formado por 437 funcionários seguirá inativo e a fábrica continuará operando em apenas um turno de produção. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, o layoff foi motivado pela necessidade de adequação no volume de produção, devido à redução na demanda.
Quando anunciou a implementação do layoff, ainda no final de abril, a Volkswagen revisou os números de produção programados para o ano. A expectativa era fechar 2023 com aproximadamente 100 mil veículos fabricados. Diante das paralisações, a meta foi reduzida para algo entre 84 mil e 90 mil unidades. Agora, com a continuidade do layoff por mais um mês, os números certamente serão ainda menores.
Curiosamente, mesmo com produção reduzida, o T-Cross tem registrado bons números de vendas. Só no último mês de julho, por exemplo, vendeu 8.553 unidades. No acumulado do ano, soma 40.587 exemplares vendidos e lidera o ranking da categoria à frente de Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade.
Ao mesmo tempo em que enfrenta dificuldades de produção, o T-Cross ensaia importantes novidades no visual. Flagras já adiantaram que o modelo receberá reestilização de meia-vida em breve, com mudanças concentradas na dianteira e no interior. Ganhará novos para-choques, rodas e, na versão mais cara, receberá faróis inteligentes I.Q. Light.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?