Nissan desiste de rival da Ram 1500 para priorizar carros elétricos
Titan, picape de grande porte vendida nos EUA, deve sair de linha em 2024
A Nissan confirmou que o ano de 2024 marcará o fim da produção da Titan, picape que, nos EUA, rivaliza com Ram 1500 e Ford F-150. Com uma longa história de 20 anos na América do Norte, o modelo de porte grande tem sido uma presença significativa no mercado de caminhonetes da montadora naquele mercado.
No entanto, em face da crescente concorrência por lá e das vendas em declínio, a Nissan teria decidido encerrar a produção da Titan e se concentrar em sua visão de eletrificação futuramente. A notícia foi confirmada pela Nissan através de um comunicado oficial compartilhado com portal TFLtruck.
Nissan Titan 2024 (EUA)
De acordo com a empresa, a produção do Nissan Titan será encerrada em meados de 2024 na fábrica de Canton, Mississippi (EUA). A montadora planeja acelerar o processo de transformação dessa unidade fabril, implementando a mais recente tecnologia de fabricação de veículos elétricos. Isso possibilitará a produção de dois novos veículos totalmente elétricos, alinhando-se à visão da Nissan para o futuro, reduzindo a fabricação de veículos poluentes.
Enquanto a notícia do fim da Titan pode ser decepcionante para os fãs do modelo, a Nissan enfatizou que não haverá redução de funcionários na fábrica devido a essa mudança. Pelo contrário, a montadora estaria comprometida em garantir a continuidade dos empregos dos milhares de funcionários da fábrica de Canton.
Em 2025, a Nissan planeja investir US$ 500 milhões na unidade de Canton para dar início à produção de novos modelos de veículos elétricos sob as marcas Nissan e Infiniti, divisão de luxo da empresa. Esse movimento é parte de uma estratégia maior da montadora para se posicionar no mercado de veículos elétricos em constante crescimento.
A decisão da Nissan de interromper a produção do Titan não foi tomada sem base, especialmente considerando a forte presença do modelo no mercado de picapes EUA. Até agora, em 2023, a montadora vendeu apenas 10.550 unidades da Titan, em contraste com as impressionantes 382.983 vendas da linha Ford F-Series. Essa disparidade nas vendas tornou evidente que a Nissan precisava redirecionar seus esforços. Ainda não há informações a respeito de uma substituta para a Titan, nem mesmo elétrica.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: TFL Truck
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan deve matar Titan e lançar inédita picape média elétrica
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Bronco enfrenta Ram TRX, Raptor, Tundra e Titan em cabo de guerra
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nissan Titan, irmã maior da Frontier, poderá não ter nova geração
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Nissan Titan 2020: irmã da Frontier se renova para encarar Ford F-150