Independentemente da sua opinião sobre batalhas de cabo de guerra entre veículos, elas geralmente são divertidas de assistir. É claro, amarrar picapes para um confronto de força não tem nada a ver com potência - uma árvore de carvalho não tem motor, mas tem raízes suficientes para se manter firme no lugar contra qualquer carro daqui. Na verdade, é uma questão de aderência, e para os fora-de-estrada isso se resume a duas coisas: pneus e peso.

Curiosamente, este vídeo recente do canal no Youtube TFLoffroad coloca cinco veículos em um cabo de guerra sobre a neve. Isso certamente torna a questão da aderência na disputa  um tanto mais interessante, embora não demore muito até que os pneus comecem a deslizar e cavar a neve, então o pavimento escorregadio não acaba sendo um fator decisivo. E isso fica ainda mais evidente assim que o Ford Bronco entra na disputa. 

Galeria: Ford Bronco 2021

Por falar nisso, a disputa de cabo de guerra teve cinco veículos: Ford F-150 Raptor, Toyota Tundra, Nissan Titan, e a picape mais potente atualmente, a Ram TRX. De todos os modelos, a TRX é única peso-pesado com mais de três toneladas, o que nos leva a crer que ela chegue à rodada final. E chega, derrotando a F-150 Raptor, mas por uma margem pequena. A grande surpresa, porém, é que o Bronco também chega à final. Apesar de ser o veículo mais leve do grupo, o utilitário da Ford aderiu melhor ao solo congelado e ganhou com tranquilidade da Nissan Titan, que eliminou a Tundra. Isso é o que o gerenciamento de força e bons pneus farão por você.

Como tal, a partida final tem o veículo mais leve contra o mais pesado, com o segundo sendo ainda muito mais potente. Seria de se esperar que o TRX arrastasse com facilidade o Bronco, mas dada a superfície atípica combinada a um motorista de pé pesado na Ram, o resultado é na verdade um empate direto. Nenhum dos veículos conseguiu mover o outro, o que significa que ambos reivindicam a vitória.

Isso significa um teste científico que revela as vantagens e desvantagens do Bronco e Ram 1500 TRX? Não exatamente, mas às vezes é preciso apenas se divertir um pouco. E aí, surpreso com o resultado? 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com