Recentemente descontinuado no Brasil, o Kia Cerato está com tudo pronto para trocar de geração no exterior. Prova disso vem da própria marca, que divulga teaser com detalhes do novo modelo e confirma para o próximo dia 8 (terça-feira) a apresentação oficial para o público. O país escolhido para sediar a estreia foi o México, que desde 2016 produz o sedã.

Dependendo do mercado onde é comercializado, o três-volumes pode se chamar K3, Cerato ou Forte. Ao que tudo indica, a Kia deverá ampliar o uso do nome K3 nesta nova geração e aplicar a mesma estratégia vista no K5, que teve o codinome alfanumérico priorizado diante de outros batismos como Optima e Magentis.

Apesar do segredo mantido pela marca, protótipos flagrados recentemente em testes fornecem ideia geral do novo sedã. A renovação estética do K3/Cerato 2024 será completa e deixará o modelo alinhado aos mais recentes lançamentos da Kia, como o elétrico EV9 e o reestilizado Sorento. Dessa forma, o sedã ganhará dose extra de ousadia nas linhas e romperá totalmente com o design do carro atual.

Na dianteira, os faróis ganharão formato mais verticalizado (marca registrada da Kia nos modelos mais recentes) e terão maior integração com a grade. Na laterais, tudo indica que a ousadia ficará por conta das maçanetas traseiras camufladas na própria coluna. A solução é vista em SUVs e hatchbacks, mas não é tão comum em sedãs. Na traseira (única parte adiantada no teaser), as lanternas terão LEDs e interligação sobre a tampa do porta-malas.

Sob o capô, tudo indica que serão mantidos os motores 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm de torque, e 1.6 turbo a gasolina de 204 cv e 27 kgfm de força. A chegada de versões híbridas é uma possibilidade.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com