Este é o Kia Sportage 30th Edition 2024, uma série especial com celebra os 30 anos de produção do SUV coreano. A primeira geração utilitário foi lançada em 1993 e agora após três décadas já soma mais de 6 milhões de unidades vendidas pelo mundo.

A nova série especial foi apresentada na Coreia do Sul e deve ganhar o mundo em breve. Na linha 2024, ficou um pouco mais sofisticado em acabamento e qualidade acústica ao adota  vidros duplos em todas as janelas das portas.

30ª edição do Kia Sportage 2024

Interior do Kia Sportage 30 anos

O novo Sportage 2024 também evolui em segurança, passando a ser equipado com airbags laterais para os passageiros da segunda fileira com item padrão em toda a linha. A série especial Sportage 30th Edition é baseada na versão Gravity local, com detalhes em preto brilhante aplicados no rack do teto, nas capas dos espelhos retrovisores laterais e na guarnição das portas. Na frente, a grade tem partes dos para-choques com visual escuro. As rodas também tem pintura preta e serão oferecidas com aros de 18 e 19 polegadas.

Internamente, a cabine tem acabamento de dois tons e você notará uma combinação incomum de verde e preto exclusiva do Sportage 30th Edition. O estofamento de couro em si é diferente do modelo normal, com um novo padrão de acolchoamento e inserções de camurça. Para destacar o significado da edição especial, a Kia também bordou o logotipo 30th nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros.

A Kia também criou um vídeo (todo em coreano) que apresenta o modelo original e o atual. Além disso, o centro Kia 360 em Seul está exibindo temporariamente os modelos de 1993 e 2021 lado a lado, juntamente com uma exposição digital das gerações intermediárias lançadas em 2004, 2010 e 2015.

Vale lembrar que o Sportage atual (geração chamada de NQ5) é oferecida em dois tamanhos, dependendo do mercado. Aqui no Brasil e na Europa o modelo é o de entre-eixos mais curto, enquanto países como Estados Unidos, Canadá e Austrália têm a versão alongada. Desde 2016, o Sportage é o veículo mais vendido da Kia.

Confira os destaques no Semana Motor1.com

Envie seu flagra! flagra@motor1.com