Decisões no passado fizeram Jaguar ser medíocre, diz chefão da JLR
Executivo diz que a empresa britânica está sem nenhum valor de marca
Falando com investidores durante uma reunião realizada em Gaydon (ING), o CEO da JLR, Adrian Mardell, foi brutalmente honesto com o estado atual da Jaguar. Ele admitiu que decisões anteriores prejudicaram a empresa, pois a tentativa de criar uma BMW britânica atraindo o maior número possível de compradores de carros de luxo não teve sucesso. Fazer isso rebaixou a montadora à "mediocridade"
Isso também teria esvaziado o valor de marca da Jaguar. No entanto, existe um grande plano para revitalizar a marca, que é uma das empresas dentro do conglomerado indiano Tata. Como você provavelmente já deve ter ouvido, a Jaguar será empurrada para o mercado de luxo para competir com nomes como Porsche, Bentley e Maybach.
Jaguar I-Pace
Ela se reinventará como uma marca puramente elétrica com produtos de menor volume e maior margem. Os veículos daqui para frente terão designs que dividem opiniões, como disse Adrian Mardell "não nos preocuparemos em ser amados por todos". Ele ainda disse que tentar agradar a todos é "prego no caixão" e é o que causou os infortúnios da Jaguar nos últimos tempos.
Você não encontrará esses novos elétricos em todas as concessionárias da JLR (novo nome adotado pelo antigo grupo Jaguar-Land Rover), mas há planos de vender os carros em "butiques" reservadas exclusivamente para produtos Jaguar. A América do Norte é projetada para ser um mercado chave para o ressurgimento da marca. Mardell aponta que a empresa "foi incrivelmente bem-sucedida na América do Norte há 25 anos", mas isso mudou por causa dos "compromissos e das decisões que tomamos".
Mardell continuou sendo honesto e justificou o foco no mercado estadunidense de maneira bem simples: "Só nos EUA, existem 20 milhões de milionários. Assim, um modelo com menor volume e com os valores posicionados em patamares mais elevados é absolutamente a estratégia correta para a Jaguar atualmente".
No que diz respeito aos novos modelos, a Jaguar está desenvolvendo uma plataforma batizada de JEA que servirá de base para os três primeiros elétricos da marca nesta nova fase. O primeiro será um GT de quatro portas com uma autonomia de 700 km e um preço inicial estimado de quase US$ 130.000 (R$ 617 mil). A marca está prometendo que este novo elétrico será mais potente que qualquer outro modelo a combustão na história da empresa.
O modelo misterioso será montado em Solihull, em West Midlands, Reino Unido. Detalhes adicionais sobre a novidade serão divulgadas ainda este ano, antes do lançamento em 2024 em mercados selecionados. As entregas aos clientes estão programadas para começar em 2025.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 16:36 Toyota faz recall do aerofólio da Hilux SRX Plus por risco de rachadura
- 15:31 Volkswagen T-Cross Sense, voltado ao PcD, não mudará antes do fim de 2024
- 14:48 Com BYD no México, EUA estudam mais barreiras contra carros chineses
- 14:11 Mitsubishi Eclipse Cross terá série especial no Brasil inspirada em rallys
- 12:43 Chevrolet S10 2025 melhora para não perder terreno; veja impressões
- 12:22 Lançado há duas semanas, Hyundai Creta 2025 já está mais caro; veja preços
- 12:08 Coluna do Calmon: BYD Dolphin Mini tem bom preço e suspensão a melhorar
- 11:06 Fiat Strada ultrapassa VW Polo e recupera liderança na 1ª quinzena de maio