O mercado automotivo brasileiro fechou o 1º semestre em recuperação. De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, entre janeiro e junho foram registrados 934.519 veículos novos – 733.442 automóveis e 201.077 comerciais leves -, 9,76% a mais em comparação com o mesmo período de 2022 (851.386).
O desempenho, no entanto, ainda ficou abaixo dos 1.006.685 veículos comercializados nos seis primeiros meses de 2021. Em relação a 2019 (1.248.899), último ano sem os impactos da Covid-19, a queda superou os 25%. Já na comparação com 2020 (763.280), ano mais afetado pela pandemia, houve um crescimento de pouco mais de 22%.
Com evolução discreta, a categoria de veículos de entrada teve novamente o Fiat Mobi (30.443) como líder. A vantagem sobre o Renault Kwid (26.648), superior a 8 mil unidades em 2022, caiu para menos de 4 mil agora. Muito distante dos dois primeiros, o elétrico Caoa Chery iCar emplacou apenas 50 unidades no período. Já aposentado, o VW up! ainda teve 4 unidades registradas.
Hatches Compactos I |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT MOBI |
30443 |
53,27% |
31454 |
57,69% |
-3,21% |
2º |
RENAULT KWID |
26648 |
46,63% |
23049 |
42,27% |
15,61% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
50 |
0,09% |
11 |
0,02% |
354,55% |
4º |
VW UP! |
4 |
0,01% |
10 |
0,02% |
-60,00% |
57145 |
100,00% |
54524 |
100,00% |
4,81% |
Já na faixa mais representativa do segmento, o Chevrolet Onix (44.113) assumiu a liderança com a retração das vendas do Hyundai HB20 (34.003), também superado pelo desempenho crescente do VW Polo (37.722) nos últimos três meses. Numa disputa apertada pela 5ª posição, o Toyota Yaris (11.880) superou Peugeot 208 (11.546) e Citroën C3 (11.338), dono da maior evolução da lista.
Hatches Compactos II |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
44113 |
22,18% |
33849 |
20,55% |
30,32% |
2º |
VW POLO |
37722 |
18,96% |
2018 |
1,23% |
1769,28% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
34003 |
17,09% |
42834 |
26,01% |
-20,62% |
4º |
FIAT ARGO |
31920 |
16,05% |
22126 |
13,43% |
44,26% |
5º |
TOYOTA YARIS |
11880 |
5,97% |
11991 |
7,28% |
-0,93% |
6º |
PEUGEOT 208 |
11546 |
5,80% |
15080 |
9,16% |
-23,44% |
7º |
CITROËN C3 |
11338 |
5,70% |
17 |
0,01% |
66594,12% |
8º |
HONDA CITY HATCH |
6640 |
3,34% |
7340 |
4,46% |
-9,54% |
9º |
VW GOL |
5932 |
2,98% |
23606 |
14,33% |
-74,87% |
10º |
RENAULT SANDERO |
3559 |
1,79% |
4703 |
2,86% |
-24,32% |
11º |
JAC E-JS1 |
221 |
0,11% |
317 |
0,19% |
-30,28% |
12º |
FIAT UNO |
20 |
0,01% |
744 |
0,45% |
-97,31% |
13º |
BYD DOLPHIN |
17 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
14º |
FORD KA |
8 |
0,00% |
11 |
0,01% |
-27,27% |
15º |
FIAT PALIO |
4 |
0,00% |
2 |
0,00% |
100,00% |
16º |
VW FOX |
4 |
0,00% |
54 |
0,03% |
-92,59% |
17º |
FORD FIESTA |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
18º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1 |
0,00% |
2 |
0,00% |
-50,00% |
198929 |
100,00% |
164695 |
100,00% |
20,79% |
Os sedãs compactos, segmento com retração de quase 8%, teve apenas os três primeiros colocados com desempenho positivo. Com 35.729 unidades, mais de 16 mil à frente do Fiat Cronos (19.195), o Chevrolet Onix Plus representou quase 40% de tudo o que foi vendido. Destaque do período, o recém-reestilizado Volkswagen Virtus (9.689) garantiu presença no pódio com praticamente 250% de crescimento. Já o Honda City (6.598) perdeu mais de 46% de suas vendas.
Sedãs Compactos |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
35729 |
38,09% |
26940 |
26,52% |
32,62% |
2º |
FIAT CRONOS |
19195 |
20,47% |
16139 |
15,89% |
18,94% |
3º |
VW VIRTUS |
9689 |
10,33% |
2787 |
2,74% |
247,65% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
9500 |
10,13% |
15456 |
15,21% |
-38,54% |
5º |
HONDA CITY |
6598 |
7,03% |
12357 |
12,16% |
-46,61% |
6º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
6057 |
6,46% |
6824 |
6,72% |
-11,24% |
7º |
NISSAN VERSA |
3571 |
3,81% |
4171 |
4,11% |
-14,39% |
8º |
VW VOYAGE |
2068 |
2,20% |
8204 |
8,08% |
-74,79% |
9º |
RENAULT LOGAN |
1366 |
1,46% |
4655 |
4,58% |
-70,66% |
11º |
FIAT GRAND SIENA |
15 |
0,02% |
4019 |
3,96% |
-99,63% |
12º |
CHEVROLET PRISMA |
2 |
0,00% |
7 |
0,01% |
-71,43% |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
2 |
0,00% |
4 |
0,00% |
-50,00% |
14º |
CHEVROLET COBALT |
1 |
0,00% |
21 |
0,02% |
-95,24% |
15º |
FORD KA SEDAN |
1 |
0,00% |
4 |
0,00% |
-75,00% |
93794 |
100,00% |
101588 |
100,00% |
-7,67% |
Entre os modelos médios, a única novidade foi o lançamento da nova geração do Sentra (1.953). Mesmo em baixa, o Toyota Corolla (19.852) vendeu dez vezes mais do que o rival da Nissan e assegurou o maior domínio dentre todos os segmentos (83,6%). Vice há um ano, o Chevrolet Cruze (562) desabou e foi superado pelo VW Jetta (644). Importado apenas na versão híbrida, o Honda Civic (320) ficou atrás até mesmo do Caoa Chery Arrizo 6 (332).
Sedãs Médios |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
19852 |
83,56% |
20836 |
71,24% |
-4,72% |
2º |
NISSAN SENTRA |
1953 |
8,22% |
0 |
0,00% |
- |
3º |
VW JETTA |
644 |
2,71% |
264 |
0,90% |
143,94% |
4º |
CHEVROLET CRUZE |
562 |
2,37% |
4835 |
16,53% |
-88,38% |
5º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
332 |
1,40% |
1080 |
3,69% |
-69,26% |
6º |
HONDA CIVIC |
320 |
1,35% |
1970 |
6,74% |
-83,76% |
7º |
JAC E-J7 |
65 |
0,27% |
17 |
0,06% |
282,35% |
8º |
HYUNDAI IONIQ |
16 |
0,07% |
0 |
0,00% |
- |
9º |
KIA CERATO |
14 |
0,06% |
246 |
0,84% |
-94,31% |
23758 |
100,00% |
29248 |
100,00% |
-18,77% |
Veículo mais vendido no país no 1º semestre, a Fiat Strada (50.531) registrou uma leve retração (-1%). Mais do que isso, perdeu 20 pontos de participação entre as picapes pequenas graças à forte evolução da VW Saveiro (19.106), que havia tido problemas de produção ao longo de 2022 por falta de componentes.
Picapes Pequenas |
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POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT STRADA |
50531 |
72,56% |
51045 |
93,10% |
-1,01% |
2º |
VW SAVEIRO |
19106 |
27,44% |
3781 |
6,90% |
405,32% |
69637 |
100,00% |
54826 |
100,00% |
27,01% |
Na disputa entre as picapes médias, a Fiat Toro (25.287) se manteve à frente, mas com vantagem um pouco menor em função da chegada da Chevrolet Montana (14.060) à lista. Sem ameaçar as duas primeiras, a Renault Oroch (5.665) avançou quase 50% no período, enquanto a Ford Maverick sequer chegou perto de registrar mil unidades (727). A grande curiosidade para o 2º semestre é ver como será o comportamento comercial da Ram Rampage (13).
Picapes Médias |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT TORO |
25287 |
55,27% |
25861 |
84,93% |
-2,22% |
2º |
CHEVROLET MONTANA |
14060 |
30,73% |
0 |
0,00% |
- |
3º |
RENAULT OROCH |
5665 |
12,38% |
3834 |
12,59% |
47,76% |
4º |
FORD MAVERICK |
727 |
1,59% |
753 |
2,47% |
-3,45% |
5º |
RAM RAMPAGE |
13 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
45752 |
100,00% |
30448 |
100,00% |
50,26% |
Já entre os modelos maiores, as líderes Toyota Hilux (21.527) e Chevrolet S10 (13.816) tiveram leves retrações, contra quase 25% de alta da Ranger (8.327) – a picape da Ford deve ser um dos destaques a partir de agora com a chegada da nova geração às ruas. Menção para os fortes crescimentos das representantes da Ram e para as quase 400 unidades da nova Ford F150 (395).
Picapes Grandes |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
TOYOTA HILUX |
21527 |
47,05% |
21544 |
70,76% |
-0,08% |
2º |
CHEVROLET S10 |
13816 |
30,20% |
13974 |
45,89% |
-1,13% |
3º |
FORD RANGER |
8327 |
18,20% |
6670 |
21,91% |
24,84% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
5234 |
11,44% |
7242 |
23,78% |
-27,73% |
5º |
NISSAN FRONTIER |
3878 |
8,48% |
3997 |
13,13% |
-2,98% |
6º |
VW AMAROK |
3779 |
8,26% |
1943 |
6,38% |
94,49% |
7º |
RAM 3500 |
2165 |
4,73% |
249 |
0,82% |
769,48% |
8º |
RAM CLASSIC |
1087 |
2,38% |
0 |
0,00% |
- |
9º |
RAM 1500 |
757 |
1,65% |
223 |
0,73% |
239,46% |
10º |
RAM 2500 |
612 |
1,34% |
590 |
1,94% |
3,73% |
11º |
FORD F150 / F250 |
395 |
0,86% |
10 |
0,03% |
3850,00% |
12º |
JEEP GLADIATOR |
69 |
0,15% |
0 |
0,00% |
- |
13º |
JAC IEV-330P |
9 |
0,02% |
4 |
0,01% |
125,00% |
14º |
GMC HUMMER EV |
8 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
15º |
CHEVROLET SILVERADO |
7 |
0,02% |
11 |
0,04% |
-36,36% |
16º |
GMC SIERRA |
5 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
17º |
TOYOTA TUNDRA |
5 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
18º |
AGRALE MARRUÁ |
2 |
0,00% |
2 |
0,01% |
0,00% |
19º |
TOYOTA TACOMA |
1 |
0,00% |
2 |
0,01% |
-50,00% |
61683 |
202,58% |
56461 |
185,43% |
9,25% |
Categoria responsável por ¼ de todos os veículos emplacados entre janeiro e junho, os SUVs e crossovers compactos tiveram o VW T-Cross (32.036) como líder após os números expressivos registrados nos dois últimos meses. Líder até abril, o Hyundai Creta (29.951) já tem o Chevrolet Tracker (28.964) na cola. Em queda de pouco mais de 10%, a quarta posição do Jeep Renegade (22.324) está sob ameaça concreta do Nissan Kicks (22.063).
SUVs Compactos |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW T-CROSS |
32036 |
13,67% |
32867 |
15,48% |
-2,53% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
29951 |
12,78% |
29250 |
13,77% |
2,40% |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
28964 |
12,36% |
26966 |
12,70% |
7,41% |
4º |
JEEP RENEGADE |
22324 |
9,53% |
24877 |
11,71% |
-10,26% |
5º |
NISSAN KICKS |
22063 |
9,41% |
17087 |
8,05% |
29,12% |
6º |
FIAT PULSE |
21446 |
9,15% |
24035 |
11,32% |
-10,77% |
7º |
VW NIVUS |
20877 |
8,91% |
16674 |
7,85% |
25,21% |
8º |
HONDA HR-V |
20544 |
8,77% |
3248 |
1,53% |
532,51% |
9º |
FIAT FASTBACK |
17498 |
7,47% |
0 |
0,00% |
- |
10º |
RENAULT DUSTER |
10774 |
4,60% |
9537 |
4,49% |
12,97% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
3798 |
1,62% |
5151 |
2,43% |
-26,27% |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
1831 |
0,78% |
10618 |
5,00% |
-82,76% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
883 |
0,38% |
3929 |
1,85% |
-77,53% |
14º |
KIA STONIC |
521 |
0,22% |
480 |
0,23% |
8,54% |
15º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
492 |
0,21% |
361 |
0,17% |
36,29% |
16º |
RENAULT CAPTUR |
175 |
0,07% |
2446 |
1,15% |
-92,85% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
69 |
0,03% |
386 |
0,18% |
-82,12% |
18º |
PEUGEOT E-2008 |
37 |
0,02% |
0 |
0,00% |
- |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
35 |
0,01% |
3412 |
1,61% |
-98,97% |
20º |
JAC T40 |
12 |
0,01% |
73 |
0,03% |
-83,56% |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
9 |
0,00% |
81 |
0,04% |
-88,89% |
22º |
FORD ECOSPORT |
2 |
0,00% |
13 |
0,01% |
-84,62% |
23º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
1 |
0,00% |
142 |
0,07% |
-99,30% |
24º |
HONDA WR-V |
1 |
0,00% |
710 |
0,33% |
-99,86% |
25º |
JAC T50 / T5 |
1 |
0,00% |
20 |
0,01% |
-95,00% |
234344 |
100,00% |
212363 |
100,00% |
10,35% |
O domínio do Jeep Compass (30.351) entre os modelos médios segue tranquilo, com vantagem de quase 9 mil unidades sobre o Toyota Corolla Cross (21.483), ambos com retração. Fechando o pódio, o VW Taos (6.429) avançou quase 65%. Com apenas dois meses cheios, o GWM Haval H6 (2.021) já superou o Chevrolet Equinox (1.893) e aparece como concorrente real à 4ª colocação do Caoa Chery Tiggo 7 (2.679) no 2º semestre.
SUVs Médios |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
JEEP COMPASS |
30351 |
43,13% |
31027 |
45,32% |
-2,18% |
2º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
21483 |
30,53% |
22263 |
32,52% |
-3,50% |
3º |
VW TAOS |
6429 |
9,14% |
3897 |
5,69% |
64,97% |
4º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
2679 |
3,81% |
4480 |
6,54% |
-40,20% |
5º |
GWM HAVAL H6 |
2021 |
2,87% |
0 |
0,00% |
- |
6º |
CHEVROLET EQUINOX |
1893 |
2,69% |
314 |
0,46% |
502,87% |
7º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
1418 |
2,01% |
1562 |
2,28% |
-9,22% |
8º |
BYD SONG PLUS |
1097 |
1,56% |
0 |
0,00% |
- |
9º |
FORD TERRITORY |
578 |
0,82% |
573 |
0,84% |
0,87% |
10º |
TOYOTA RAV4 |
442 |
0,63% |
417 |
0,61% |
6,00% |
11º |
KIA SPORTAGE |
433 |
0,62% |
161 |
0,24% |
168,94% |
12º |
FORD BRONCO SPORT |
424 |
0,60% |
787 |
1,15% |
-46,12% |
13º |
BYD YUAN PLUS |
406 |
0,58% |
0 |
0,00% |
- |
14º |
PEUGEOT 3008 |
258 |
0,37% |
324 |
0,47% |
-20,37% |
15º |
KIA NIRO |
120 |
0,17% |
0 |
0,00% |
- |
16º |
HYUNDAI TUCSON |
96 |
0,14% |
2079 |
3,04% |
-95,38% |
17º |
SUBARU FORESTER |
96 |
0,14% |
85 |
0,12% |
12,94% |
18º |
SUBARU XV |
68 |
0,10% |
108 |
0,16% |
-37,04% |
19º |
JAC E-JS4 |
67 |
0,10% |
114 |
0,17% |
-41,23% |
20º |
HYUNDAI IX35 |
12 |
0,02% |
192 |
0,28% |
-93,75% |
21º |
HONDA CR-V |
2 |
0,00% |
73 |
0,11% |
-97,26% |
22º |
CAOA EXEED LX |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
70374 |
100,00% |
68456 |
100,00% |
2,80% |
Entre os modelos maiores, o Jeep Commander (10.515) ampliou sua vantagem sobre o Toyota SW4 (6.872). Sem ameaças na briga pelo 3º lugar, o Caoa Chery Tiggo 8 (3.714) perdeu quase 18% de seus compradores. Numa disputa apertada pelo 4º lugar, vitória do Chevrolet Trailblazer sobre o Mitsubishi Pajero por apenas 19 unidades (876 x 857). Destaque para o avanço significativo do Jeep Wrangler (125).
SUVs Grandes |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
JEEP COMMANDER |
10515 |
45,77% |
9656 |
39,65% |
8,90% |
2º |
TOYOTA SW4 |
6872 |
29,91% |
6699 |
27,51% |
2,58% |
3º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
3714 |
16,17% |
4523 |
18,57% |
-17,89% |
4º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
876 |
3,81% |
1180 |
4,85% |
-25,76% |
5º |
MITSUBISHI PAJERO |
857 |
3,73% |
1222 |
5,02% |
-29,87% |
6º |
JEEP WRANGLER |
125 |
0,54% |
16 |
0,07% |
681,25% |
7º |
MITSUBISHI OUTLANDER / SPORT |
8 |
0,03% |
988 |
4,06% |
-99,19% |
8º |
VW TIGUAN |
3 |
0,01% |
48 |
0,20% |
-93,75% |
9º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
2 |
0,01% |
21 |
0,09% |
-90,48% |
10º |
KIA SORENTO |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
11º |
HYUNDAI SANTA FE |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
22975 |
100,00% |
24355 |
100,00% |
-5,67% |
Entre os hatches, categoria que recuou quase 50% nos últimos doze meses, tivemos um novo líder: perdendo quase ¾ dos seus compradores e com aposentadoria já confirmada até o fim de 2023, o Chevrolet Cruze Sport6 (205) foi superado pelo Mini Cooper (408). Sexto em 2022, o Audi A3 (176) garantiu presença no pódio com vantagem reduzida sobre o Nissan Leaf (161).
Hatches Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
408 |
37,88% |
426 |
21,49% |
-4,23% |
2º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
205 |
19,03% |
769 |
38,80% |
-73,34% |
3º |
AUDI A3 |
176 |
16,34% |
135 |
6,81% |
30,37% |
4º |
NISSAN LEAF |
161 |
14,95% |
208 |
10,49% |
-22,60% |
5º |
FIAT 500E |
38 |
3,53% |
164 |
8,27% |
-76,83% |
6º |
CHEVROLET BOLT |
34 |
3,16% |
1 |
0,05% |
3300,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
25 |
2,32% |
26 |
1,31% |
-3,85% |
8º |
BMW SÉRIE 1 |
16 |
1,49% |
9 |
0,45% |
77,78% |
9º |
BMW i3 |
12 |
1,11% |
52 |
2,62% |
-76,92% |
10º |
VW GOLF |
2 |
0,19% |
2 |
0,10% |
0,00% |
11º |
RENAULT ZOE |
0 |
0,00% |
190 |
9,59% |
-100,00% |
1077 |
100,00% |
1982 |
100,00% |
-45,66% |
Na disputa entre os sedãs médios, nenhuma surpresa. O BMW Série 3, preferido por 2.649 consumidores, assegurou quase 2/3 de tudo o que foi vendido. Mesmo com nova geração nas lojas, o Mercedes-Benz Classe C (306) perdeu mais da metade de suas vendas e foi superado pelo Audi A3 Sedan (322) pela vice-liderança.
Sedãs Médios Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2649 |
65,26% |
2488 |
64,51% |
6,47% |
2º |
AUDI A3 SEDAN |
322 |
7,93% |
297 |
7,70% |
8,42% |
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
306 |
7,54% |
614 |
15,92% |
-50,16% |
4º |
AUDI A5 |
241 |
5,94% |
123 |
3,19% |
95,93% |
5º |
AUDI A4 |
221 |
5,44% |
61 |
1,58% |
262,30% |
6º |
MERCEDES-BENZ CLA |
185 |
4,56% |
215 |
5,57% |
-13,95% |
7º |
BMW I4 |
72 |
1,77% |
0 |
0,00% |
- |
8º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
50 |
1,23% |
16 |
0,41% |
212,50% |
9º |
TESLA MODEL 3 |
8 |
0,20% |
12 |
0,31% |
-33,33% |
10º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN |
5 |
0,12% |
31 |
0,80% |
-83,87% |
4059 |
100,00% |
3857 |
100,00% |
5,24% |
Entre os modelos maiores, dobradinha da Porsche com o Panamera (175) à frente do Taycan (144), este último líder no mesmo período do ano passado. A surpresa ficou por conta da 3ª posição do BYD Han (54), à frente do BMW Série 5 (45). Destaque negativo, o Mercedes-Benz Classe E (16) caiu para a 7ª posição.
Sedãs Grandes Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
PORSCHE PANAMERA |
175 |
34,05% |
89 |
24,65% |
96,63% |
2º |
PORSCHE TAYCAN |
144 |
28,02% |
147 |
40,72% |
-2,04% |
3º |
BYD HAN |
54 |
10,51% |
5 |
1,39% |
980,00% |
4º |
BMW SÉRIE 5 |
45 |
8,75% |
43 |
11,91% |
4,65% |
5º |
LEXUS ES |
37 |
7,20% |
2 |
0,55% |
1750,00% |
6º |
AUDI E TRON GT |
19 |
3,70% |
25 |
6,93% |
-24,00% |
7º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
16 |
3,11% |
31 |
8,59% |
-48,39% |
8º |
MERCEDES-BENZ EQE |
7 |
1,36% |
0 |
0,00% |
- |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
5 |
0,97% |
0 |
0,00% |
- |
10º |
MERCEDES-BENZ EQS |
5 |
0,97% |
1 |
0,28% |
400,00% |
11º |
ROLLS-ROYCE GHOST |
3 |
0,58% |
0 |
0,00% |
- |
12º |
TESLA MODEL S |
3 |
0,58% |
18 |
4,99% |
-83,33% |
13º |
MASERATI GHIBLI |
1 |
0,19% |
0 |
0,00% |
- |
514 |
100,00% |
361 |
100,00% |
42,38% |
Na categoria de SUVs de entrada, outra liderança inalterada. Com nova geração chegando às lojas nesse início de ano, o BMW X1 (1.601) assegurou quase 700 unidades de vantagem sobre o Volvo XC40 (903). Atrás do Audi Q3 (697), o Mercedes-Benz GLA saltou de 64 unidades para 400 unidades nos últimos doze meses graças essencialmente ao reforço das versões AMG. Destaque negativo, o Jaguar E-Pace (18) caiu para a última posição.
SUVs Compactos Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
BMW X1 |
1601 |
34,52% |
1978 |
47,85% |
-19,06% |
2º |
VOLVO XC40 |
903 |
19,47% |
767 |
18,55% |
17,73% |
3º |
AUDI Q3 |
697 |
15,03% |
356 |
8,61% |
95,79% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLA |
400 |
8,62% |
64 |
1,55% |
525,00% |
5º |
LAND ROVER EVOQUE |
293 |
6,32% |
425 |
10,28% |
-31,06% |
6º |
VOLVO C40 |
290 |
6,25% |
370 |
8,95% |
-21,62% |
7º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
284 |
6,12% |
42 |
1,02% |
576,19% |
8º |
LEXUS UX |
99 |
2,13% |
79 |
1,91% |
25,32% |
9º |
CHEVROLET BOLT EUV |
33 |
0,71% |
0 |
0,00% |
- |
10º |
MERCEDES-BENZ EQA |
20 |
0,43% |
0 |
0,00% |
- |
11º |
JAGUAR E-PACE |
18 |
0,39% |
53 |
1,28% |
-66,04% |
4638 |
100,00% |
4134 |
100,00% |
12,19% |
Com alta superior a 120%, o Volvo XC60 (2.208) respondeu por mais de 30% dos SUVs intermediários e se manteve bem à frente do Audi Q5 (974). Terceiro em 2022 e agora superado pelo Porsche Macan (752), o Mercedes-Benz GLB (559) foi o único do top 5 a perder fôlego no período. Da 14ª à última posição, tivemos apenas modelos elétricos.
SUVs Médios Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLVO XC60 |
2208 |
30,59% |
1001 |
17,47% |
120,58% |
2º |
AUDI Q5 |
974 |
13,49% |
679 |
11,85% |
43,45% |
3º |
PORSCHE MACAN |
752 |
10,42% |
544 |
9,49% |
38,24% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLB |
559 |
7,74% |
675 |
11,78% |
-17,19% |
5º |
LAND ROVER DEFENDER |
524 |
7,26% |
289 |
5,04% |
81,31% |
6º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
430 |
5,96% |
674 |
11,76% |
-36,20% |
7º |
BMW X4 |
421 |
5,83% |
507 |
8,85% |
-16,96% |
8º |
BMW X3 |
316 |
4,38% |
677 |
11,81% |
-53,32% |
9º |
LAND ROVER VELAR |
239 |
3,31% |
49 |
0,85% |
387,76% |
10º |
MERCEDES-BENZ GLC |
203 |
2,81% |
370 |
6,46% |
-45,14% |
11º |
BMW IX3 |
167 |
2,31% |
0 |
0,00% |
- |
12º |
JAGUAR F-PACE |
137 |
1,90% |
46 |
0,80% |
197,83% |
13º |
LEXUS NX |
110 |
1,52% |
67 |
1,17% |
64,18% |
14º |
BYD TAN |
75 |
1,04% |
46 |
0,80% |
63,04% |
15º |
AUDI E-TRON |
65 |
0,90% |
81 |
1,41% |
-19,75% |
16º |
JAGUAR I-PACE |
11 |
0,15% |
11 |
0,19% |
0,00% |
17º |
TESLA MODEL Y |
10 |
0,14% |
13 |
0,23% |
-23,08% |
18º |
MERCEDES-BENZ EQB |
8 |
0,11% |
0 |
0,00% |
- |
19º |
MERCEDES-BENZ EQC |
8 |
0,11% |
2 |
0,03% |
300,00% |
20º |
FORD MUSTANG MACH E |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
21º |
KIA EV6 |
1 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
7219 |
100,00% |
5731 |
100,00% |
25,96% |
Já entre os SUVs e crossovers mais caros, o Porsche Cayenne (990), em alta de quase 170%, assumiu a posição de honra ocupada em 2022 por um X5 (255) que perdeu mais da metade de seus compradores e caiu para o 7º lugar. Além do BMW, apenas o Audi Q8 (44) teve desempenho negativo dentre os dez primeiros. Com linha 2023 recém-chegada às lojas, o Mercedes-Benz Classe G saltou da lanterna para a 11ª posição, com 31 unidades.
SUVs Grandes Premium |
||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
% 2023 |
TOTAL 2022 |
% 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
990 |
26,46% |
368 |
15,16% |
169,02% |
2º |
VOLVO XC90 |
588 |
15,72% |
376 |
15,49% |
56,38% |
3º |
LAND ROVER RANGE ROVER / SPORT |
514 |
13,74% |
368 |
15,16% |
39,67% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLE |
404 |
10,80% |
284 |
11,70% |
42,25% |
5º |
BMW X6 |
350 |
9,36% |
261 |
10,75% |
34,10% |
6º |
LAND ROVER DISCOVERY |
265 |
7,08% |
31 |
1,28% |
754,84% |
7º |
BMW X5 |
255 |
6,82% |
519 |
21,38% |
-50,87% |
8º |
BMW IX |
181 |
4,84% |
36 |
1,48% |
402,78% |
9º |
AUDI Q7 |
73 |
1,95% |
54 |
2,22% |
35,19% |
10º |
AUDI Q8 |
44 |
1,18% |
83 |
3,42% |
-46,99% |
11º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
31 |
0,83% |
2 |
0,08% |
1450,00% |
12º |
MERCEDES-BENZ GLS |
29 |
0,78% |
8 |
0,33% |
262,50% |
13º |
ASTON MARTIN DBX |
6 |
0,16% |
3 |
0,12% |
100,00% |
14º |
LAMBORGHINI URUS |
6 |
0,16% |
13 |
0,54% |
-53,85% |
15º |
MASERATI LEVANTE |
4 |
0,11% |
14 |
0,58% |
-71,43% |
16º |
BMW X7 |
1 |
0,03% |
7 |
0,29% |
-85,71% |
3741 |
100,00% |
2427 |
100,00% |
54,14% |
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