page ad skin

Volkswagen Taigun, o T-Cross indiano, obtém 5 estrelas no Latin NCAP

Vendido em alguns mercados latinos, como o México, SUV oferece ESP e 6 airbags de série

Volkswagen Taigun - Teste de colisão

O Volkswagen Taigun - variante indiana do T-Cross - obteve resultados bastante animadores na mais recente rodada de testes de segurança promovida pelo Latin NCAP. De acordo com relatório divulgado pela entidade, o SUV alcançou pontuação máxima de 5 estrelas e classificação positiva nos diversos aspectos avaliados.

No total, o Taigun obteve 92,47% para proteção do ocupante adulto, 91,84% para proteção do ocupante infantil, 55,14% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 83,28% para sistemas de assistência à segurança. Mesmo testado na versão mais básica, o SUV oferece de série recursos como 6 airbags e controle eletrônico de estabilidade.

O Taigun foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) em cidade e em alta velocidade, assistência à velocidade e ESC. Pelo menos 60% das versões vendidas do Taigun na região são equipadas com AEB.

O veículo também oferece o AEB para usuários vulneráveis das estradas, que poderia melhorar a proteção de pedestres, mas não foi avaliado por não atender aos pré-requisitos de disponibilidade. "Todos os equipamentos de série avaliados apresentaram bom desempenho, permitindo que o Taigun ganhasse cinco estrelas", diz o relatório.

Volkswagen Taigun - Teste de colisão

Diferente do T-Cross brasileiro, o Taigun tem visual mais robusto. Nesse ponto, acompanha o design do T-Cross chinês e incorpora para-choque com detalhes prateados, faróis com arranjo interno de luzes próprio e malha exclusiva para a grade. Na traseira, destaque para a faixa vermelha iluminada que faz a ligação entre as lanternas (recurso inexistente no T-Cross brasileiro).

Sob o capô, o motor 1.0 TSI rende 115 cv e 18,2 kgfm, podendo ser acoplado à caixa manual de 6 marchas ou à transmissão automática tradicional também de 6 velocidades. Na Índia, há também opção de motor 1.5 TSI Evo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque associado ao câmbio automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com