Depois de aproximadamente três anos de oferta do T-Cross produzido no Brasil, a Volkswagen do México adotou nova estratégia em 2022 e passou a importar o SUV diretamente da Índia. O visual mudou, com proposta mais robusta principalmente na dianteira, mas o nome conhecido foi mantido. Agora, porém, até o nome foi alterado. 

Em comunicado, a divisão local anuncia que o modelo - até então T-Cross - passa a se chamar na linha 2023 Taigun (mesma alcunha adotada no mercado indiano). O nome, diz a marca, foi inspirado nas florestas da Taiga, bioma localizado no hemisfério norte do planeta e caracterizado pela vegetação típica de clima frio.

Por fora, o Taigun adota dianteira com elementos próprios e pegada mais robusta. Nesse ponto, acompanha o design do T-Cross chinês e incorpora para-choque com detalhes prateados, faróis com arranjo interno de luzes próprio e malha exclusiva para a grade. Na traseira, destaque para a faixa vermelha iluminada que faz a ligação entre as lanternas (recurso inexistente no T-Cross brasileiro).

As dimensões acompanham tanto o T-Cross brasileiro quanto o chinês, ou seja, 4,20 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o T-Cross europeu tem apenas 2,56 m de entre-eixos e 4,11 m de comprimento total.

No quesito motorização, o modelo é equipado com propulsor 1.0 TSI de 115 cv e 18,2 kgfm, que pode ser acoplado ao câmbio manual de 5 marchas ou automático tradicional de 6 velocidades. A plataforma também tem modificações, sendo a chamada MQB IN (específica para os modelos indianos da VW).

Volkswagen T-Cross - México

Curiosamente, a Volkswagen informa que o T-Cross brasileiro voltará ao México depois de um ano, mas com oferta diferenciada. Ou seja, a partir de agora será comercializado apenas para frotistas, em versões mais simples, e sempre equipado com motor 1.6 aspirado.


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