O Volkswagen Taigun - variante indiana do T-Cross - foi recentemente submetido aos testes de colisão do Global NCAP e obteve resultados bastante animadores. De acordo com relatório divulgado pela entidade, o SUV alcançou pontuação máxima de 5 estrelas tanto na projeção para adultos quanto para crianças. Rebadge do Taigun, o Skoda Kushaq - produzido sobre a mesma plataforma e na mesma fábrica - repetiu o bom resultado.
As provas foram realizadas tomando como base os mais recentes protocolos do Global NCAP. Agora, é avaliada a proteção contra impacto frontal e lateral para todos os modelos testados, bem como o funcionamento do controle eletrônico de estabilidade (ESC), a proteção para pedestres e realizadas provas de impacto lateral. O veículo precisa obter bom desempenho em todas essas etapas para receber classificação máxima de 5 estrelas.
Galeria: Volkswagen Taigun - Índia
Tanto o Taigun quanto o Kushaq foram testados em suas versões mais básicas, mas sempre com ESP de série. O relatório destaca que ambos demonstraram estrutura estável no impacto frontal, proteção adequada para ocupantes adultos e de marginal a boa nos cenários de impacto lateral. Além disso, os ocupantes infantis receberam proteção total durante o impacto frontal e lateral.
Convém lembrar que o rival Hyundai Creta, em versão produzida e vendida na Índia, também foi recentemente testado pelo Global NCAP e não obteve desempenho tão bom - ficou com apenas 3 estrelas.
Os modelos foram desenvolvidos com base no projeto Índia 2.0 do grupo Volkswagen, respeitando na fabricação indiana todos os padrões de qualidade seguidos pela empresa na Europa. Mesmo com adaptações locais em termos de conteúdo, design e dirigibilidade, os protocolos estruturais são padronizados.
Os dois contam com aproximadamente 95% de conteúdo local e têm produção concentrada em Pune, no estado de Maharashtra. Adotam uma versão simplificada da plataforma MQB, chamada A0 IN.
Skoda Kushaq em teste de colisão
Diferente do T-Cross brasileiro, o Taigun tem visual mais robusto e conjunto mecânico exclusivo na forma do motor 1.5 TSI Evo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque associado ao câmbio automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem. Outra opção é o 1.0 TSI de 115 cv e 18,2 kgfm, que pode ser acoplado à caixa manual de 6 marchas ou automática tradicional também de 6 velocidades.