Principal órgão avaliador da segurança veicular da América Latina, o Latin NCAP acaba de divulgar os resultados obtidos em nova leva de testes. Entre os modelos avaliados, destaque para o Jeep Renegade produzido no Brasil e vendidos em diversos mercados da região. O SUV alcançou desempenho baixo nas provas e ficou com apenas 1 estrela de 5 possíveis.

Conforme explica o Latin NCAP, o Renegade testado foi adquirido no Panamá e corresponde ao acabamento mais básico disponível no portfólio (protocolo sempre seguido nas avaliações). Dessa forma, conta de série com apenas dois airbags frontais e controle de estabilidade. Demais equipamentos de segurança são oferecidos apenas como opcionais.

Nas provas, o modelo obteve 48,71% para proteção do ocupante adulto, 66,71% para proteção do ocupante infantil, 45,32% para proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 55,81% para sistemas de assistência à segurança. 

Além disso, o veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. No impacto frontal, o relatório diz que a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos.

O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão. Já o impacto lateral de poste não foi realizado, uma vez que airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são oferecidos apenas como opcionais. As tecnologias AEB e ADAS estão disponíveis à parte, mas não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.

Jeep Renegade 2024 - Teste de colisão

Na prática, mesmo que tenha sido produzida no Brasil, a versão testada não é comercializada no mercado nacional (apenas em outros países da região). Por aqui, o Renegade oferece de série 6 airbags, ESP, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, entre outros. Porém, a própria Jeep diz que encerrou a produção desta configuração com 2 airbags.

Latin NCAP x Jeep

Normalmente, esta situação já seria polêmica por conta da regra do Latin NCAP de sempre escolher o carro menos equipado em toda a América Latina e Caribe, o que causa algumas confusões. Porém, esta é uma situação bem incomum pois a ONG não mediu palavras ao falar da Stellantis (dona da Jeep) no comunicado enviado à imprensa, acusando a marca de "enganar os consumidores".

A bronca do LatinNCAP é que a Jeep está usando o resultado de 5 estrelas obtido em 2015 até hoje, o que a entidade diz ser um uso indevido, pois as regras dizem que a classificação só pode ser utilizada em publicidade e marketing por até quatro anos após a publicação - ou seja, teria que ter parado de usar em 2019. Só que a ONG reclama que ainda empresa ainda usava no seu material. E ainda lembrou dos resultados da Fiat Strada, Peugeot 208 e da dupla Fiat Argo e Cronos.

Do outro lado, a Stellantis mandou um posicionamento, afirmando que não produz mais o Renegade com apenas 2 airbags, oferecendo o SUV com 6 airbags em todos os mercados da região:

“O Jeep Renegade produzido no Brasil traz de série, desde as versões mais básicas, seis air bags, alerta de manutenção de faixa, detector de fadiga e frenagem autônoma de emergência, o que o torna um dos veículos mais completos do segmento em equipamentos de segurança. Só estes equipamentos já distanciam por completo o Renegade comercializado no Brasil daquela unidade testada, que sequer é mais produzida. A Stellantis reforça o compromisso na evolução constante da segurança em seus produtos e comercializa modelos com a mais severa exigência de engenharia, qualidade e homologações.”

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