Principal órgão avaliador da segurança veicular da América Latina, o Latin NCAP acaba de divulgar os resultados obtidos em nova leva de testes. Entre os modelos avaliados, destaque para a nova geração do Kia Sportage, vendida tanto no Brasil como em vários outros mercados da região. O SUV alcançou desempenho mediano nas provas e, apesar de equipado com 6 airbags e controle de estabilidade de série, ficou com apenas 3 estrelas (de 5 possíveis).

De acordo com o relatório, o Sportage atingiu 82,31% de proteção para ocupantes adultos, 71,57% para ocupantes infantis, 47,56% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas, além de 55,81% em assistência à segurança. O modelo foi submetido às provas de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e ESC.

A proteção oferecida para cabeça e pescoço do motorista e do acompanhante foi considerada boa, enquanto a proteção para joelhos do motorista e do passageiro foi marginal. A área dos pés foi considerada estável, assim como toda a estrutura do habitáculo. No impacto lateral, cabeça, pélvis, peito e abdômen obtiveram boa proteção.

+ JAC E-JS1 recebe zero estrela e decepciona nos testes do Latin NCAP

Apesar do bom nível de proteção, a pontuação foi mediana pela ausência de equipamentos de segurança extras que são oferecidos apenas como opcionais. "O veículo tem outros equipamentos opcionais que, se disponibilizados de forma mais ampla, poderiam melhorar a classificação", diz o Latin NCAP.

No Brasil, por exemplo, equipamentos como controlador de velocidade adaptativo, câmera com projeção de imagens em mudanças de faixa e frenagem de emergência em cruzamentos estão disponíveis apenas na versão mais cara.

Kia Sportage 2023 - Teste de colisão

Teste de colisão frontal do Kia Sportage 2023

"Com relação ao Kia Sportage, embora tenha obtido uma classificação três estrelas, ainda tem muito espaço para melhorias em termos do desempenho de proteção oferecido. Esperamos que a Kia opte por uma maior ambição de proteção para os modelos oferecidos na América Latina", disse Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP.

Kia Sportage 2023 (Brasil)

Kia Sportage 2023 vendido no Brasil

O órgão diz ainda que o Sportage foi avaliado como uma decisão voluntária do fabricante e que o resultado é válido para todas as plantas de produção do modelo. Atualmente, o SUV é produzido na Coreia do Sul e na Eslováquia.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com