No início de 2022, a Mitsubishi anunciou que venderia versões rebatizadas do Renault Captur e do Clio na Europa. O primeiro fez sua estreia como o "novo" ASX em setembro do ano passado e agora está sendo acompanhado por seu equivalente compacto, o Colt. Enquanto o SUV é montado pela Renault em sua fábrica espanhola em Valladolid, o Colt será montado em Bursa, na Turquia, fábrica que também pertence à francesa.

O Colt 2024 é baseado no Clio recentemente reestilizado e é um caso óbvio de troca simples de emblemas. Há algumas pequenas alterações na grade, nos para-choques e nas luzes, mas é essencialmente o mesmo carro. Além disso, o interior é praticamente idêntico, exceto pelo logotipo diferente no volante e a remoção da bandeira francesa no lado do passageiro do painel.

Mitsubishi Colt 2024

Assim como o ASX 2023 herdou os motores do Captur, o hatchback compacto recebe suas motorizações diretamente do Clio, que também são compartilhadas com o Dacia Sandero. A versão básica vem com um motor a gasolina de 1.0 de três cilindros, com somente 67 cv de potência e 9,68 kgfm de torque. Com turbo, o 1.0 já passa para 91 cv e 16,3 kgfm, respectivamente.

No topo da gama está o 1.6 aspirado híbrido, que já entrega 143 cv de potência total combinada. Além de ser o mais econômico dos três, ele também é o mais rápido, fazendo de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos. A Mitsubishi menciona que o modelo turbo leva 12,2 segundos para completar o aceleração, enquanto a versão básica precisa de 17,1 segundos. 

Mitsubishi Colt 2024

O modelo híbrido e as versões equipadas com o freio de estacionamento eletrônico têm discos traseiros, mas os outros têm freios a tambor atrás. No modelo básico, o câmbio é manual de cinco marchas, substituída por uma unidade de seis marchas na versão turbo. O híbrido recebe uma transmissão automática, uma bateria de 1,2 kWh e recuperação de energia de freio. O tamanho das rodas varia de 15 a 17 polegadas.

O interior familiar ao Clio pode receber uma tela sensível ao toque de 7 polegadas ou uma de 9,3 polegadas opcional. Há duas portas USB, uma base de carregamento sem fio e um sistema de som Bose com nove alto-falantes e um subwoofer. O motorista recebe um painel de instrumentos digital de 7 polegadas ou uma tela maior de 10 polegadas por um custo adicional.

Entre os opcionais, o novo Colt 2024 pode receber volante aquecido, faróis de LED, câmeras de 360 graus, entre outros itens de segurança. A Renault dará início à produção do Mitsubishi Colt em setembro, com o lançamento no mercado europeu programado para o segundo semestre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com