Redesenhar a história é difícil. Para muitos fabricantes de automóveis, seus logotipos representam décadas de herança. Mas, nos últimos anos, vimos vários redesenharem suas identidades icônicas - alguns para melhor, outros para pior, mas a maioria deles excepcionalmente minimalista.
A tendência de bordas chanfradas e acabamentos prateados já passou há muito tempo. Hoje em dia, os designers gráficos reduziram os logotipos - mesmo fora do âmbito automotivo - a silhuetas 2D sem graça. O enxame de redesenhos de marcas de carros começou com a Mini em 2015, enquanto marcas como Audi, Aston Martin e BMW seguiram nos anos seguintes. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em todos os redesenhos de logotipos de montadoras que ocorreram nos últimos anos.
Aston Martin (2022)
![Aston Martin New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
As asas icônicas da Aston Martin não mudaram muito desde que foram lançadas no início da década de 1930. Mas para 2022, a empresa simplificou seu ícone angelical com menos linhas e uma marca "Aston Martin" mais pronunciada e destacada.
Audi (2022)
![Audi New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Audi não se afastou muito de suas raízes com esse visual mais recente. A empresa abandonou as bordas elevadas de seu icônico logotipo de anéis entrelaçados - que estreou originalmente em 1969 e recebeu um redesenho prateado em 2005 - e seguiu a rota 2D da moda.
BMW (2021)
![BMW New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Para o crédito da BMW, o logotipo do roundel não mudou muito desde sua introdução em 1917. Mas esse novo visual segue um tema comum nesta lista: o achatamento. As bordas chanfradas do redesenho de 1997 desaparecem para dar lugar a um visual mais plano e minimalista com menos elementos. As cores azul e branca também desapareceram, passando para um motivo transparente.
Buick (2022)
![Buick New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O novo logotipo da Buick é, sem dúvida, um dos poucos desta lista que melhora o design anterior (em vez de apenas achatá-lo). Esse novo visual elimina os emblemas de três escudos escalonados e os remove de dentro do emblema circular, colocando-os ordenadamente lado a lado.
Cadillac (2021)
![Cadillac New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O logotipo do brasão da Cadillac perde suas inserções em vermelho, azul e dourado para um elegante motivo em preto e branco. A forma geral não mudou, mas, mais uma vez, os designers achataram o logotipo para obter um efeito 2D, em vez das bordas elevadas do design anterior.
FCA / Stellantis (2020)
![Stellantis New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Não se trata tanto de um simples redesenho de logotipo, mas de uma reformulação completa da marca. A FCA e a PSA agora são Stellantis - e têm sido assim desde 2020. Essa estrutura corporativa atualizada também vem com um novo logotipo com o novo nome do grupo na frente e no centro.
Citroën (2016)
![Citroen New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Citroën simplificou seu logotipo e, ao mesmo tempo, reavivou algumas características históricas no processo. As setas duplas para cima - agora com menos chanfro, é claro - estão posicionadas dentro de um emblema oval que remete ao logotipo original da Citroen de 1919.
General Motors (2021)
![GM New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A GM atualizou seu logotipo em 2021, removendo as bordas rígidas e as letras em blocos para uma marca mais elegante e moderna. As bordas azuis claras devem representar "céus limpos" à medida que a empresa continua seu impulso de EV, enquanto o novo logotipo da GM marca o primeiro redesenho em 50 anos.
Jaguar Land Rover / JLR (2023)
![Jaguar Land Rover New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
As marcas individuais Jaguar e Land Rover não estão mudando seus logotipos (até onde sabemos), mas é a entidade corporativa inteira que está mudando para um novo nome e design. Anteriormente Jaguar Land Rover, a nova JLR simplificou sua identidade e revelou um logotipo de abreviação simples para refletir isso.
Kia (2021)
![Kia New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Kia teve um dos redesigns mais controversos desta lista. A empresa abandonou sua identidade oval de longa data e optou por um novo logotipo ultraelegante. Mas a falta de espaçamento entre o "I" e o "A" em "KIA" ainda faz com que algumas pessoas na Internet se perguntem qual é o novo carro "KN".
Lancia (2022)
![Lancia New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Lancia, a montadora italiana que já foi conhecida por carros de rali icônicos como o Delta Integrale e o O37, está prestes a ter um grande retorno. Um novo carro-conceito com um novo logotipo da Lancia foi lançado no final do ano passado, dando início à era elétrica da marca.
Lotus (2019)
![Lotus New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O logotipo atualizado da Lotus significa o novo começo da marca. Mas o visual não se afasta muito da história da montadora, fazendo o que muitas outras marcas fizeram - achatando e simplificando suas bordas anteriormente chanfradas. As letras Lotus também foram endireitadas para um visual mais limpo.
Mini (2015)
![Mini New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Mini foi uma das primeiras marcas a remover as bordas em relevo e a ficar completamente plana. O histórico logotipo alado perde suas bordas prateadas e opta por um design monótono e minimalista, como muitos outros emblemas atualizados da lista.
Nissan (2021)
![Nissan New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O antigo logotipo da Nissan estava preso nos anos 90, com bordas chanfradas e um acabamento prateado brilhante. Felizmente, esse novo logotipo vai para 2D com uma marca de palavra mais simples e um visual minimalista, até mesmo abandonando as bordas afiadas do emblema anterior para um design aberto mais elegante.
Peugeot (2021)
![Peugeot New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Peugeot não simplificou tanto quanto a empresa fez um redesenho completo de seu icônico logotipo do leão. O felino encorpado desapareceu, e em seu lugar há um novo escudo com a marca Peugoet e uma cabeça de leão agressiva (mas ainda minimalista).
Porsche (2023)
![Porsche New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Porsche optou pelo redesenho do tipo "se não está quebrado, não conserte". O logotipo clássico do brasão permanece, mas agora ele apresenta a inscrição "Stuttgart" mais pronunciada na parte superior, novas lâminas verticais em forma de favo de mel e menos rejunte nos elementos de bronze.
Renault (2021)
![Renault New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Renault realmente simplificou o redesenho de seu logotipo em 2021. O nome Renault foi totalmente removido e o logotipo do diamante prateado agora é composto por duas linhas angulares interligadas que criam a mesma forma.
Volkswagen (2019)
![Volkswagen New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O icônico logotipo redondo da Volkswagen não mudou muito desde meados da década de 1940. Portanto, para o redesenho em 2019, a VW limpou seu visual com um design achatado que não apresenta chanfros. E, pela primeira vez na história, o "W" não se conecta com a parte inferior da borda externa.
Volvo (2021)
![Volvo New Logo](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
A Volvo atualizou discretamente seu logotipo em 2021 e, mais uma vez, optou pelo caminho minimalista. O logotipo é mais plano, mais limpo e mais simples do que o logotipo prateado de meados dos anos 2000. A empresa até removeu a caixa retangular da marca da palavra Volvo.