O único carro híbrido que o Grupo Stellantis oferece no Brasil é o Jeep Compass 4xe. Importado direto da Itália, o SUV ainda é do tipo plugin, o que eleva ainda mais seu preço. Hoje, o Compass eletrificado não está saindo por menos que R$ 338.400. Mas a empresa deve expandir a linha eletrificada.

De acordo com o Auto+, o Grupo Stellantis terá ao menos mais três lançamentos híbridos nos próximos anos, sendo que o primeiro deles deve ocorrer já em 2024. A empresa teria confirmado que já tem prontos sistemas híbridos-leves, convencionais e plugin prontos. Além disso, eles estariam já preparados para serem utilizados nas principais plataformas do grupo.

Jeep Compass 4xe_ambientadas (13)

Jeep Compass 4xe

Uma delas é a MLA, arquitetura que serve de base principalmente para carros da Fiat como Argo, Cronos, Pulse e Fastback. A segunda seria a CMP, mais focada nos produtos da antiga PSA, como Peugeot 208 e Citroën C3. A principal, porém, é a Small Wide que é feita exclusivamente na fábrica de Goiana (PE). Ela é a base para Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro.

Na fila da eletrificação, o Renegade deve ser um dos últimos a receber o sistema híbrido, mas já seria certo que a Fiat Toro e o Jeep Commander devem ter prioridade. No caso da picape, ela já chegaria para rivalizar com a Ford Maverick Hybrid recém-apresentada. Por enquanto, é a primeira única picape híbrida do Brasil.

Jeep Compass 4Xe 2022

Jeep Compass 4xe

Para Toro e Commander, deverá ser utiliza o sistema 4xe do Compass, ainda que o conjunto eletrificado ainda venha importado. Hoje, a dupla utiliza apenas propulsores flex ou diesel, ambos com auxílio de turbo. O conjunto eletrificado do Compass usa o motor a combustão para tracionar as rodas dianteiras e mais um elétrico na traseira. Suas baterias podem ser recarregadas em tomada.

De acordo com a publicação, a demora para a chegada da versão híbrida do Renegade seria que o SUV receberá primeiro uma nova geração em 2025, utilizando então a plataforma CMP. Depois chegará a configuração eletrificada, que terá um sistema diferente do 4xe.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com