Após registrar avanço em abril, as vendas diretas recuaram em maio. Dos 166.361 veículos emplacados no mês passado, 47,94% foram através da modalidade. A Fiat, com 26,49% de participação de mercado, completou 33 meses consecutivos no topo. VW (19,27%), Chevrolet (16,25%) – estas em posições invertidas em relação a abril – Jeep (8,95%) e Toyota (6,53%) completaram o top 5.
A grande surpresa do mês foi a liderança do VW Polo (4.049) – 6º colocado em abril -, com mais da metade de seus registros fora do varejo. Nº 1 entre os SUVs e crossovers, o Jeep Compass (3.508) garantiu a 2ª posição com pouca vantagem em relação ao Chevrolet Onix Plus (3.442), líder entre os sedãs. VW T-Cross (2.951) e Jeep Renegade (2.724) completaram o top 5.
Terceiro no último ranking, o Chevrolet Onix (2.269) caiu para o 8º lugar ao ser superado pelo Fiat Mobi (2.675) e pelo Fiat Argo (2.620). Chevrolet Tracker (2.251) e Fiat Cronos (2.052) – o mais dependente da modalidade dentre os dez primeiros – vieram na sequência. Assim como em abril, o Toyota SW4 (56) foi o menos dependente, concentrando mais de 95% de suas vendas no varejo. Na Volvo, à exceção do XC90 (113), todos os demais modelos presentes no top 50 tiveram 100% de suas unidades registradas na modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | MAI.23 (A) |
1º | VW POLO | 4.049 | 53,03% | 7.636 |
2º | JEEP COMPASS | 3.508 | 63,09% | 5.560 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.442 | 61,20% | 5.624 |
4º | VW T-CROSS | 2.951 | 49,09% | 6.012 |
5º | JEEP RENEGADE | 2.724 | 63,66% | 4.279 |
6º | FIAT MOBI | 2.675 | 63,75% | 4.196 |
7º | FIAT ARGO | 2.620 | 55,63% | 4.710 |
8º | CHEVROLET ONIX | 2.269 | 32,66% | 6.947 |
9º | CHEVROLET TRACKER | 2.251 | 41,41% | 5.436 |
10º | FIAT CRONOS | 2.052 | 69,56% | 2.950 |
11º | NISSAN KICKS | 2.044 | 48,53% | 4.212 |
12º | VW NIVUS | 2.009 | 46,29% | 4.340 |
13º | HYUNDAI HB20 | 1.735 | 40,87% | 4.245 |
14º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.618 | 65,83% | 2.458 |
15º | RENAULT DUSTER | 1.459 | 65,40% | 2.231 |
16º | VW VIRTUS | 1.190 | 43,37% | 2.744 |
17º | FIAT PULSE | 1.037 | 29,71% | 3.490 |
18º | CHEVROLET SPIN | 999 | 66,96% | 1.492 |
19º | PEUGEOT 208 | 979 | 39,75% | 2.463 |
20º | TOYOTA COROLLA | 969 | 24,90% | 3.891 |
21º | GWM HAVAL H6 | 960 | 100,00% | 960 |
22º | JEEP COMMANDER | 901 | 46,09% | 1.955 |
23º | FIAT FASTBACK | 832 | 28,27% | 2.943 |
24º | RENAULT KWID | 811 | 29,76% | 2.725 |
25º | VW TAOS | 811 | 52,83% | 1.535 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 771 | 72,19% | 1.068 |
27º | CITROËN C3 | 727 | 45,24% | 1.607 |
28º | HYUNDAI HB20S | 686 | 49,57% | 1.384 |
29º | HYUNDAI CRETA | 655 | 12,43% | 5.268 |
30º | TOYOTA COROLLA CROSS | 626 | 16,78% | 3.731 |
31º | HONDA HR-V | 515 | 11,25% | 4.578 |
32º | RENAULT SANDERO | 499 | 83,44% | 598 |
33º | VOLVO XC60 | 380 | 100,00% | 380 |
34º | NISSAN SENTRA | 309 | 48,58% | 636 |
35º | HONDA CITY | 300 | 26,06% | 1.151 |
36º | HONDA CITY HATCH | 259 | 26,76% | 968 |
37º | VOLVO XC40 | 191 | 100,00% | 191 |
38º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 165 | 82,50% | 200 |
39º | NISSAN VERSA | 156 | 23,15% | 674 |
40º | RENAULT LOGAN | 149 | 87,13% | 171 |
41º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 127 | 18,81% | 675 |
42º | AUDI Q5 | 121 | 82,31% | 147 |
43º | VOLVO XC90 | 113 | 99,12% | 114 |
44º | CITROËN C4 CACTUS | 103 | 43,28% | 238 |
45º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 79 | 13,57% | 582 |
46º | FORD BRONCO | 75 | 40,54% | 185 |
47º | CHEVROLET EQUINOX | 73 | 20,92% | 349 |
48º | VOLVO C40 | 73 | 100,00% | 73 |
49º | PEUGEOT 2008 | 56 | 38,10% | 147 |
50º | TOYOTA SW4 | 56 | 4,52% | 1.238 |
Já entre os comerciais leves, a dobradinha da Fiat voltou a acontecer após a interrupção em abril, com a Strada à frente da Toro por quase 3 mil unidades (6.932 x 3.949). Em seu 3º mês cheio, a Chevrolet Montana (1.725) repetiu a presença no top 5, mas ainda atrás da Chevrolet S10 (2.019). Líder no varejo, a Toyota Hilux (1.167) teve menos de 30% de seus registros em vendas diretas.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | MAI.23 (A) |
1º | FIAT STRADA | 6.932 | 71,35% | 9.716 |
2º | FIAT TORO | 3.949 | 79,20% | 4.986 |
3º | VW SAVEIRO | 3.698 | 95,48% | 3.873 |
4º | CHEVROLET S10 | 2.019 | 84,97% | 2.376 |
5º | CHEVROLET MONTANA | 1.725 | 48,01% | 3.593 |
6º | TOYOTA HILUX | 1.167 | 29,28% | 3.986 |
7º | RENAULT OROCH | 874 | 77,00% | 1.135 |
8º | RENAULT MASTER | 799 | 74,53% | 1.072 |
9º | FIAT FIORINO | 796 | 74,32% | 1.071 |
10º | VW AMAROK | 620 | 76,35% | 812 |
11º | NISSAN FRONTIER | 593 | 73,21% | 810 |
12º | MITSUBISHI L200 | 409 | 43,65% | 937 |
13º | FORD RANGER | 314 | 20,12% | 1.561 |
14º | FORD F150 | 189 | 99,47% | 190 |
15º | RAM CLASSIC | 152 | 66,96% | 227 |
16º | FIAT SCUDO | 144 | 51,43% | 280 |
17º | RAM 3500 | 132 | 34,83% | 379 |
18º | FORD TRANSIT | 95 | 37,11% | 256 |
19º | PEUGEOT PARTNER | 84 | 62,69% | 134 |
20º | FIAT DUCATO | 82 | 98,80% | 83 |
21º | RAM 1500 | 49 | 62,03% | 79 |
22º | PEUGEOT EXPERT | 36 | 27,48% | 131 |
23º | FORD MAVERICK | 30 | 28,04% | 107 |
24º | VW / MAN EXPRESS | 25 | 15,82% | 158 |
25º | RAM 2500 | 19 | 35,85% | 53 |
26º | CITROËN JUMPY | 17 | 12,69% | 134 |
27º | PEUGEOT BOXER | 3 | 18,75% | 16 |
28º | JEEP GLADIATOR | 2 | 25,00% | 8 |
29º | CITROËN JUMPER | 1 | 50,00% | 2 |
30º | HYUNDAI HR | 1 | 10,00% | 10 |
31º | KIA K2500 | 1 | 0,53% | 189 |
Fonte: Fenabrave