Quando falamos de picape, logo vem a pergunta: é diesel? Novos tempos, novas tecnologias, diesel mais caro que a gasolina. A Ford escreve mais uma página de pioneirismo no Brasil com a nova Maverick Hybrid, primeira picape com conjunto híbrido em nosso mercado, que chega oferecendo consumo e autonomia para ofuscar as rivais com motor a diesel. Será que consegue?
O que é?
A nova Maverick híbrida tem basicamente o mesmo visual da FX4, mas com alguns leves detalhes no visual diferente. Aqui na versão híbrida, somente os mais atentos perceberão que a grade dianteira é ativa, que abre e fecha para otimizar o fluxo de ar, melhorando assim a aerodinâmica e contribuindo para a redução de consumo.
![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
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![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Nas laterais, a diferença está nas rodas de 18 polegadas de desenho exclusivo calçadas com pneu Michelin de uso urbano. No restante, a picape segue a mesma receita da versão a combustão, mantendo o mesmo visual robusto, estilo quadradão e imponente, inspirado nas irmãs maiores, Ranger e F-150.
![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
É debaixo do capô que as coisas começam a ficar bem mais interessantes. Enquanto a versão FX4 aposta no desempenho do motor 2.0 turbo de 253 cv, aqui na versão híbrida o conjunto é formado por um motor 2.5 aspirado de ciclo Atkinson que gera 164 cv e um motor elétrico de 128 cv, mas que no uso combinado entregam o total de 194 cv e 21,4 kgfm. No papel o torque pode até parecer pouco, mas lembre-se, o motor elétrico entrega a totalidade do torque a partir de 0 rpm. E isso muda tudo.
![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
O gerenciamento entre motor elétrico e motor a combustão é feito de modo automático. Não há como escolher entre dirigir no modo híbrido modo, apenas no modo a combustão ou no puramente elétrico. Isso é totalmente transparente e variável de acordo com carga existente na bateria do conjunto híbrido. Por falar em bateria, ela está instalada debaixo do banco do passageiro traseiro e tem capacidade de carga de 1,1 kW/h.
![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
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![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Em relação ao acabamento, é basicamente o mesmo da versão à combustão, e isso é uma boa notícia. Os mesmos porta objetos, a mesma inteligência em termos de nichos e porta volumes, materiais, montagem e também no estilo visual. A Maverick consegue ter uma personalidade própria, moderna, bem identificado com a proposta de picape. O que nós sempre destacamos é estilo bem quadrado que não está presente só no na parte externa, mas também aqui no interior, como você pode ver nas linhas do painel, console e até mesmo nos puxadores bem diferentes aqui nas portas.
![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Painel de instrumentos digital da Ford Maverick Hybrid Lariat 2023
Uma diferença óbvia em relação ao modelo combustão está no painel de instrumentos. Oferece a mesma visibilidade da versão a combustão, porém, no lado esquerdo mostra o indicativo de uso de energia, ou seja, se você está utilizando carga elétrica ou combustível para impulsionar a picape. Acima do velocímetro digital, também te informa constantemente o status da recarga de bateria.
Isso é muito comum, principalmente quando você para em um semáforo, por exemplo, para alertá-lo que a bateria atingiu o total ou um bom nível de carga. Assim, você não achará estranho que a picape se movimente sem ruído, apenas com o motor elétrico, quando a luz do semáforo ficar verde.
Outra informação interessante que o painel indica é a quantidade de quilômetros que você rodou utilizando eletricidade. Porém, essa conta não é tão simples. Como falamos acima, você não consegue "forçar" o uso do modo elétrico, e mesmo quando a propulsão é por ele, nem todos os casos o motor a combustão está desligado. Para ficar mais claro, mesmo que você esteja rodando no modo elétrico, é possível que o motor a combustão esteja consumindo combustível para gerar energia.
![Ford Maverick Hybrid Lariat 2023](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Como anda?
Mas vamos ao que interessa, você quer saber se a Ford Maverick híbrida anda bem, não é verdade? A gente já sabe que a versão FX4 é um foguete quando se fala em aceleração. A boa notícia é que aqui, na versão híbrida, você também tem um desempenho que vai te surpreender.
Em nosso teste a Maverick híbrida conseguiu acelerar de zero a 100 km/h em apenas 8.4 segundos. Estamos falando de um carro em que a principal proposta é ser econômico, mas que mesmo assim, entrega uma aceleração muito boa para seu porte. Até mesmo nas retomadas de 40 a 100 km/h feitas em 5,8 s e a de 80 a 120 km/h bons 5,5 s. Na dúvida, compare os resultados dos nossos testes da versão híbrida com a FX4.
![Números - Teste de desempenho Ford Maverick no Brasil](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Melhor que picapes diesel?
A Ford deixou claro que o alvo da Maverick híbrida picapes e SUVs equipados com motores diesel, ou sendo mais direto, Fiat Toro e Jeep Compass. Para quem aprecia picapes com este tipo de combustível, não vai encontrar na picape da Ford o tradicional ruído do motor, terá um rodar mais suave e poluirá menos. Nas apresentações técnicas, a marca deixou claro a capacidade da sua picape híbrida superar os 800 km de autonomia com apenas um tanque. Colocando na ponta do lápis, com o preço atual da gasolina mais barato que o diesel, esta é outra vantagem para a Maverick.
Consumo de carro 1.0
Não tivemos tempo hábil para testar o alcance total, mas no uso cotidiano na cidade o seu desempenho no quesito economia surpreendeu. Em nosso teste urbano, principal proposta desta versão, conseguimos atingir a marca de 18,9 km por litro. Mas ok, sabemos que todo mundo vai usar a picape em algum momento para pegar a estada. Até mesmo em trecho rodoviário a Maverick híbrida mandou bem: 17,9 km por litro. São números muito superiores do consumo da versão turbo, veja abaixo:
![Consumo da Ford Maverick Híbrida](https://cdn.motor1.com/images/static/16x9-tr.png)
Se você já dirigiu a Maverick, encontrará na versão híbrida exatamente a mesma qualidade. É uma picape que entrega muita precisão, e acredite, baixo nível de ruído interno. Um dos segredos está no pneu Michelin Primacy 4+ 225/60 R18 de uso urbano, que além ser mais silencioso, também oferece uma nível de aderência acima da média.
Mas também tem algumas perdas. Em relação à versão FX4, a Maverick híbrida não traz a tração integral AWD, também perdeu a suspensão traseira do tipo multilink - em seu lugar entra uma solução com eixo de torção. Para uso majoritariamente na cidade, isso pouco interfere na no nível de condução. Caso o seu perfil seja aquele que goste de exigir mais da picape, seja em aceleração, velocidades e curvas, você deve pensar em partir para a versão FX4.
Quanto custa?
A Ford Maverick tem apenas um preço no Brasil: R$ 244.890. Neste valor, você pode escolher tanto a versão híbrido como a versão 2.0 Turbo. Em relação aos equipamentos, a lista é a mesma e não, não traz teto solar. Sentimos falta de piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento. Entre os itens de série estão o painel com tela digital de 6,5 polegadas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador e ar-condicionado digital dual-zone fazem parte do pacote.
Em relação à segurança, vem de série com 7 airbags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de reboque, faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.
Se você tem um SUV que usa todo dia e está pensando versatilidade de picape, os números da Maverick híbrida mostram que é uma excelente opção. Esse consumo, digno de um carro 1.0 bem acertado, devem entrar na sua lista de opções a se considerar. Se antes o termo "picape à diesel" era o que fazia sentido, os tempos de hoje mostram que a tecnologia híbrida pode te levar muito mais longe.
Ford Maverick Hybrid