Com 202.947 veículos novos comercializados em abril, a Alemanha registrou crescimento pelo 3º mês consecutivo. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, o resultado representou um incremento de quase 13% na comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado do 1º quadrimestre (869.765) é praticamente 8% superior ao de 2022.
Preferida com quase 18 mil unidades a mais do que a 2ª colocada, a Volkswagen (38.940) avançou sua participação em quase 3 pontos percentuais. Mantendo a vice-liderança, a Mercedes-Benz (20.990) ultrapassou os 10% de market share pelo 4º mês seguido. Ford (8.159) e Kia (6.181) foram as únicas do top 10 com desempenho inferior ao de um ano atrás.
POS. | MARCA | ABR.2023 | % MERCADO 2023 | ABR.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW | 38.940 | 19,2% | 29.873 | 16,6% | 30,4% |
2º | MERCEDES-BENZ | 20.990 | 10,3% | 16.471 | 9,1% | 27,4% |
3º | AUDI | 17.788 | 8,8% | 14.286 | 7,9% | 24,5% |
4º | BMW | 17.262 | 8,5% | 16.527 | 9,2% | 4,4% |
5º | SKODA | 11.990 | 5,9% | 9.047 | 5,0% | 32,5% |
6º | OPEL | 11.652 | 5,7% | 9.560 | 5,3% | 21,9% |
7º | SEAT | 10.182 | 5,0% | 6.674 | 3,7% | 52,6% |
8º | FORD | 8.159 | 4,0% | 10.024 | 5,6% | -18,6% |
9º | HYUNDAI | 7.904 | 3,9% | 7.324 | 4,1% | 7,9% |
10º | KIA | 6.181 | 3,0% | 6.882 | 3,8% | -10,2% |
11º | TOYOTA | 5.268 | 2,6% | 6.448 | 3,6% | -18,3% |
12º | FIAT | 5.081 | 2,5% | 6.390 | 3,5% | -20,5% |
13º | RENAULT | 4.639 | 2,3% | 5.387 | 3,0% | -13,9% |
14º | DACIA | 4.471 | 2,2% | 2.896 | 1,6% | 54,4% |
15º | CUPRA | 3.788 | 1,9% | 2.028 | 1,1% | 86,8% |
16º | MINI | 3.645 | 1,8% | 2.148 | 1,2% | 69,7% |
17º | PEUGEOT | 3.379 | 1,7% | 3.014 | 1,7% | 12,1% |
18º | VOLVO | 3.004 | 1,5% | 2.534 | 1,4% | 18,5% |
19º | CITROËN | 2.884 | 1,4% | 3.450 | 1,9% | -16,4% |
20º | MAZDA | 2.821 | 1,4% | 2.085 | 1,2% | 35,3% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 202.947 | 100,0% | 180.264 | 100,0% | 12,6% | |
ACUMULADO | 869.765 | 100,0% | 806.218 | 100,0% | 7,9% |
Entre os modelos, o grande destaque do mês passado foi o Opel Corsa (5.243) numa liderança que não ocupava desde novembro de 2021, de acordo com o Best Selling Cars Blog. Preferido em março, o T-Roc (4.835) comandou uma trica de representantes da Volkswagen seguido pelo Tiguan (4.530) e pelo Golf (4.395), este último ainda nº 1 no acumulado de 2023.
Com 4.080 unidades, o Mercedes-Benz Classe C garantiu seu 2º top 5 no ano – o outro foi em janeiro. Seu maior rival, o BMW Série 3 (2.395) foi apenas o 16º. Sexto, o VW Passat (3.8888) foi o único entre os dez primeiros com retração nas vendas (-2,2%). Após quatro meses consecutivos no top 5, o Tesla Model Y (1.636) caiu para a 41ª colocação, mas mantendo-se no pelotão de cima no acumulado do quadrimestre.
POS. | MODELO | ABR.2023 | % MERCADO 2023 | ABR.2022 | % MERCADO 2022 | % VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | OPEL CORSA | 5.243 | 2,6% | 3.115 | 1,7% | 68,3% |
2º | VW T-ROC | 4.835 | 2,4% | 3.862 | 2,1% | 25,2% |
3º | VW TIGUAN | 4.530 | 2,2% | 2.180 | 1,2% | 107,8% |
4º | VW GOLF | 4.395 | 2,2% | 4.372 | 2,4% | 0,5% |
5º | MERCEDES CLASSE C | 4.080 | 2,0% | 2.492 | 1,4% | 63,7% |
6º | VW PASSAT | 3.888 | 1,9% | 3.977 | 2,2% | -2,2% |
7º | MINI | 3.645 | 1,8% | 2.148 | 1,2% | 69,7% |
8º | SKODA OCTAVIA | 3.113 | 1,5% | 638 | 0,4% | 387,9% |
9º | CUPRA FORMENTOR | 2.854 | 1,4% | 2.028 | 1,1% | 40,7% |
10º | AUDI A4 | 2.801 | 1,4% | 1.563 | 0,9% | 79,2% |
11º | VW ID.4 | 2.723 | 1,3% | 814 | 0,5% | 234,5% |
12º | VW TRANSPORTER | 2.691 | 1,3% | 2.762 | 1,5% | -2,6% |
13º | MERCEDES GLC | 2.662 | 1,3% | 1.544 | 0,9% | 72,4% |
14º | FIAT 500 | 2.475 | 1,2% | 2.815 | 1,6% | -12,1% |
15º | BMW X1 | 2.425 | 1,2% | 1.811 | 1,0% | 33,9% |
16º | BMW SÉRIE 3 | 2.395 | 1,2% | 2.079 | 1,2% | 15,2% |
17º | AUDI A3 | 2.367 | 1,2% | 2.314 | 1,3% | 2,3% |
18º | AUDI A6 | 2.358 | 1,2% | 1.158 | 0,6% | 103,6% |
19º | VW POLO | 2.246 | 1,1% | 2.546 | 1,4% | -11,8% |
20º | OPEL MOKKA | 2.219 | 1,1% | 1.451 | 0,8% | 52,9% |
21º | AUDI Q5 | 2.194 | 1,1% | 2.106 | 1,2% | 4,2% |
22º | BMW SÉRIE 4 | 2.178 | 1,1% | 1.081 | 0,6% | 101,5% |
23º | FIAT DUCATO | 2.089 | 1,0% | 3.125 | 1,7% | -33,2% |
24º | MERCEDES CLASSE E | 2.088 | 1,0% | 2.589 | 1,4% | -19,4% |
25º | FORD TRANSIT | 2.068 | 1,0% | 1.931 | 1,1% | 7,1% |
26º | BMW SÉRIE 5 | 2.063 | 1,0% | 1.288 | 0,7% | 60,2% |
27º | TOYOTA YARIS | 2.051 | 1,0% | 2.277 | 1,3% | -9,9% |
28º | VW ID.3 | 2.050 | 1,0% | 462 | 0,3% | 343,7% |
29º | VW T-CROSS | 2.003 | 1,0% | 2.573 | 1,4% | -22,2% |
30º | KIA CEED | 1.893 | 0,9% | 2.417 | 1,3% | -21,7% |
31º | FORD FOCUS | 1.884 | 0,9% | 1.371 | 0,8% | 37,4% |
32º | MERCEDES CLASSE A | 1.845 | 0,9% | 957 | 0,5% | 92,8% |
33º | BMW SÉRIE 2 | 1.761 | 0,9% | 1.166 | 0,6% | 51,0% |
34º | SKODA KODIAQ | 1.728 | 0,9% | 1.398 | 0,8% | 23,6% |
35º | SEAT ATECA | 1.711 | 0,8% | 1.083 | 0,6% | 58,0% |
36º | HYUNDAI TUCSON | 1.695 | 0,8% | 916 | 0,5% | 85,0% |
37º | KIA SPORTAGE | 1.693 | 0,8% | 1.827 | 1,0% | -7,3% |
38º | HYUNDAI KONA | 1.671 | 0,8% | 1.761 | 1,0% | -5,1% |
39º | DACIA SANDERO | 1.665 | 0,8% | 810 | 0,4% | 105,6% |
40º | SEAT LEON | 1.655 | 0,8% | 1.820 | 1,0% | -9,1% |
41º | TESLA MODEL Y | 1.636 | 0,8% | 277 | 0,2% | 490,6% |
42º | BMW SÉRIE 1 | 1.618 | 0,8% | 1.697 | 0,9% | -4,7% |
43º | AUDI Q3 | 1.600 | 0,8% | 1.919 | 1,1% | -16,6% |
44º | BMW X3 | 1.593 | 0,8% | 2.484 | 1,4% | -35,9% |
45º | SKODA KAROQ | 1.510 | 0,7% | 1.268 | 0,7% | 19,1% |
46º | VW UP | 1.448 | 0,7% | 1.784 | 1,0% | -18,8% |
47º | VW CADDY | 1.406 | 0,7% | 1.083 | 0,6% | 29,8% |
48º | SKODA ENYAQ | 1.405 | 0,7% | 1.030 | 0,6% | 36,4% |
49º | VW TAIGO | 1.377 | 0,7% | 1.691 | 0,9% | -18,6% |
50º | AUDI Q4 | 1.370 | 0,7% | 453 | 0,3% | 202,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog