Ainda aguardando o lançamento de uma inédita picape para a Ram, o Grupo Stellantis anunciou que a novidade será feita em sua fábrica de Goiana (PE). A linha de montagem corrobora as informações que a caminhonete utilizará a mesma plataforma de Fiat Toro e dos Jeep Renegade, Compass e Commander, já que todos também saem de lá.

Outra informação é que a fábrica pernambucana da Stellantis está completando oito anos de operação. Inaugurado em 2015, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana se prepara para receber um modelo inédito no país: a picape. Será o primeiro veículo da marca Ram produzido no Brasil. Ainda como Dodge, as picapes da linha Dakota chegaram ser feitas em Campo Largo (PR) no final dos anos 1990.

Polo Stellantis de Goiana (PE) completa 8 anos de operação

Polo Stellantis de Goiana (PE) completa 8 anos de operação

O Polo de Goiana é formado pela planta da Stellantis e mais 18 fornecedores instalados dentro do perímetro. Juntos, são responsáveis por mais de 14 mil empregos. “É um verdadeiro case de sucesso avançarmos de um modelo para cinco em oito anos. Isso foi possível graças a eficiente combinação de mão de obra qualificada e investimentos em inovação e tecnologia”, destaca Jasson Azevedo, gerente do Polo Automotivo da planta.

Ao longo do período, já foram produzidos cerca de 1,4 milhão de carros divididos entre os Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Além de abastecer o mercado nacional, é de lá também que saem os carros exportados para países da América Latina como Argentina, Chile, Equador e México, entre outros. A operação é feita a partir do Porto de Suape e já alcançou a marca de 187 mil unidades exportadas para esses locais.

Polo Stellantis de Goiana (PE) completa 8 anos de operação

Agora, o Polo se prepara para expandir com o início da produção de um novo modelo de picape Ram, o primeiro desenvolvido no Brasil. Foram necessárias mais de duas mil horas de análises virtuais entre processo e produto. “Temos uma fábrica na vanguarda da tecnologia automotiva e um time versátil e engajado focado na tarefa de acrescentar um modelo totalmente novo na linha, visto que o polo trabalha com uma única linha flexível onde são produzidos todos os modelos”, diz o gestor.

Ele ainda explicou que foi necessária a implementação de projetos de otimização da área de logística para permitir a inclusão das peças específicas da picape, além da aplicação de robôs colaborativos integrados ao processo. Aproveitando os últimos lançamentos, o time local liderou as atualizações tanto na infraestrutura da linha de produção quanto na qualificação de aproximadamente 1.300 colaboradores durante cerca de 700 horas de treinamentos.

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