Respondendo por mais de 19% de todos os 151.721 veículos registrados no Brasil, o segmento de picapes comercializou 29.589 unidades em abril, somados os modelos das três categorias. O resultado representou um crescimento de quase 28% em relação ao mesmo período de 2022 (23.190). Na comparação com março (35.802), que contou com cinco dias úteis a mais, houve uma queda de pouco mais de 17%.
Entre as picapes pequenas, a forte evolução da Saveiro (3.152) nos últimos doze meses – vale ressaltar que, naquele momento, a Volkswagen estava com problemas produtivos – reduziu em mais de 7 pontos percentuais a liderança da Strada (8.047). No acumulado do quadrimestre, no entanto, a vantagem da representante da Fiat já é superior a 21 mil unidades.
Já na faixa intermediária, a folga da Fiat Toro (3.812) em relação às rivais caiu bastante. A diferença em relação à nova Chevrolet Montana (3.085), que em março havia sido superior a 1,6 mil unidades, caiu para pouco mais de 700 unidades. Atrás da Renault Oroch (1.158), a Ford Maverick (169) teve seu melhor resultado desde julho passado (183).
Picapes Compactas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
ABR/23 |
MAR/23 |
ABR/22 |
% ABR 23 |
% MAR 23 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT STRADA |
31812 |
8047 |
9928 |
7982 |
71,85% |
79,01% |
-18,95% |
0,81% |
2º |
VW SAVEIRO |
10595 |
3152 |
2637 |
42 |
28,15% |
20,99% |
19,53% |
7404,76% |
42407 |
11199 |
12565 |
8024 |
100,00% |
100,00% |
-10,87% |
39,57% |
Picapes Intermediárias |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
ABR/23 |
MAR/23 |
ABR/22 |
% ABR 23 |
% MAR 23 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT TORO |
15891 |
3812 |
5607 |
5105 |
46,35% |
51,53% |
-32,01% |
-25,33% |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
7512 |
3085 |
3987 |
0 |
37,51% |
36,64% |
-22,62% |
- |
7º |
RENAULT OROCH |
3800 |
1158 |
1208 |
297 |
14,08% |
11,10% |
-4,14% |
289,90% |
8º |
FORD MAVERICK |
451 |
169 |
80 |
264 |
2,05% |
0,74% |
111,25% |
-35,98% |
27654 |
8224 |
10882 |
5666 |
100,00% |
100,00% |
-24,43% |
45,15% |
Na faixa de cima, a enorme vantagem da Toyota Hilux (3.199) registrada nos meses anteriores caiu bastante, com a Chevrolet S10 (2.752) encurtando para aproximadamente 400 unidades uma diferença superior a 1,6 mil em março. Com a maior alta do pódio, a Ford Ranger foi a preferida por 1.361 consumidores.
Logo atrás da Mitsubishi L200 (810), a Volkswagen Amarok (716) teve seu melhor desempenho no ano. Praticamente repetindo o recorde de vendas de março, a Ram 3500 (550) foi a 6ª colocada. A marca norte-americana, que ganhará uma nova representante nos próximos meses, colocou seus outros três modelos no top 10 pelo 2º mês seguido. Abril marcou o 3º aparecimento da GMC Hummer EV (2), que não conta com importação oficial, no ranking em 2023.
Picapes Médias e Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
ABR/23 |
MAR/23 |
ABR/22 |
% ABR 23 |
% MAR 23 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
TOYOTA HILUX |
13810 |
3199 |
4362 |
4069 |
31,47% |
35,31% |
-26,66% |
-21,38% |
2º |
CHEVROLET S10 |
9004 |
2752 |
2701 |
2736 |
27,07% |
21,86% |
1,89% |
0,58% |
3º |
FORD RANGER |
5341 |
1361 |
1978 |
1111 |
13,39% |
16,01% |
-31,19% |
22,50% |
4º |
MITSUBISHI L200 |
3332 |
810 |
952 |
1055 |
7,97% |
7,71% |
-14,92% |
-23,22% |
5º |
VW AMAROK |
2337 |
716 |
601 |
101 |
7,04% |
4,86% |
19,13% |
608,91% |
6º |
RAM 3500 |
1612 |
550 |
553 |
2 |
5,41% |
4,48% |
-0,54% |
27400,00% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
2113 |
452 |
571 |
337 |
4,45% |
4,62% |
-20,84% |
34,12% |
7º |
RAM CLASSIC |
707 |
129 |
251 |
0 |
1,27% |
2,03% |
-48,61% |
- |
8º |
RAM 2500 |
526 |
82 |
191 |
83 |
0,81% |
1,55% |
-57,07% |
-1,20% |
9º |
RAM 1500 |
430 |
81 |
176 |
4 |
0,80% |
1,42% |
-53,98% |
1925,00% |
10º |
JEEP GLADIATOR |
47 |
16 |
9 |
0 |
0,16% |
0,07% |
77,78% |
- |
11º |
FORD F150 / F250 |
30 |
15 |
8 |
2 |
0,15% |
0,06% |
87,50% |
650,00% |
12º |
GMC HUMMER EV |
6 |
2 |
1 |
0 |
0,02% |
0,01% |
100,00% |
- |
13º |
CHEVROLET SILVERADO |
4 |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
39299 |
10166 |
12355 |
9500 |
100,00% |
100,00% |
-17,72% |
7,01% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde